Localização: R. Ver. João Freire, 616 – Castelo Branco, João Pessoa – PB; Centro de Comunicação, Turismo e Artes; Departamento de Artes Visuais.
Coordenadora: Carmem Silva Maia de Paiva
O projeto de extensão Galeria de Arte Lavandeira, teve início no primeiro semestre de 2015, com o objetivo de ser um espaço de circulação, debate, informação e pesquisa de artes visuais contemporâneas. O nome “Lavanderia” é uma referência ao pássaro que habita o litoral paraibano. É um equipamento para a produção e circulação dessa arte no CCTA e UFPB e está cadastrado no Fluxo de Extensão Contínua da UFPB-FLUEX.
A galeria recebe em média 400 visitantes por exposição e já realizou várias mostras, com uma produção artística e teórica produzida é voltado ao âmbito universitário e artístico da Paraíba, além da população em geral, escolas e comunidades vizinhas ao campus I da UFPB.
Apesar de pertencer ao Departamento de Artes Visuais, a galeria também abre espaço para alunos dos cursos de Dança ou Teatro que possuem a necessidade de eventos, aulas experimentais, leitura de textos, entre outras atividades.
A galeria possui um papel fundamental em preencher um espaço para exposição da produção universitária e paraibana. Incentivando também a experimentação e criação à uma jovem produção artística e oferecendo para o público o conhecimento de novas poéticas. Desde o primeiro ano de funcionamento, a galeria acumula mais de 8 mil visitas, uma média de 330 pessoas por mês.
Grace Vasconcelos
Fontes:
Entrevista por Grace Vasconcelos com Carmen Silva, coordenadora do projeto.
https://www.glunis.com/BR/Jo%C3%A3o-Pessoa/418118998313113/Galeria-de-Arte-Lavandeira