O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 25/11/2024

Garças do Sanhauá

Projeto que visa o desenvolvimento de atividades de fomento a cultura tradicional ribeirinha do Porto do Capim.
Data de publicação: novembro 25, 2024

Município: João Pessoa – PB

Instagram: @garcasdosanhaua

Surgimento: 2015

Youtube: Garças Sanhauá

Contato: (83) 98884-7660

Criado em 2015, o coletivo Garças do Sanhauá é um projeto que visa o desenvolvimento de atividades de fomento a cultura tradicional ribeirinha do Porto do Capim. O território do Porto é formado pelo rio, pelos moradores que vivem lá há mais de 70 anos e pelo manguezal. Em conjunto com as organizações Comissão Porto do Capim em Ação (2010) e a Associação de Mulheres (2014), as Garças do Sanhauá (2015) promovem ações de promoção e preservação cultural, ambiental e turismo ecológico em função de salvaguardar esse patrimônio cultural para a história da cidade de João Pessoa.

Inserido no conceito Turismo de Base Comunitária, o coletivo é pioneiro em proporcionar um turismo de experiência: “Vivenciando o Porto do Capim” que leva para os visitantes uma visita a história do nascimento da capital paraibana, que diferente de muitas no Brasil, nasceu/foi descoberta pelo Rio (Rio Paraíba), localizada no Centro Histórico da cidade, além de conhecer a cultura da comunidade local que possui mais de 500 famílias.

A vivência inclui visitação nas quatro áreas da comunidade: Vila Nassau, Praça 15 de novembro, Rua do Porto e Rua Frei Vital.

Os pacotes de serviços e produtos oferecidos, a partir de R$35, são tour guiado, acolhimento, apresentações culturais, visitações em resquícios arqueológico e passeio de barco, cultivando a tradicional identidade cultural do povo ribeirinho. Ao todo 1,2 mil turistas visitam o local por ano e o dinheiro arrecadado com as vendas é repassado para os moradores, gerando receita fortalecimento dos pequenos negócios da região. Isso possibilitou aos moradores da localidade uma nova fonte de receita a partir do empreendedorismo.

O projeto serve como um exemplo para outras iniciativas de turismo de base comunitária, pois evidencia que o turismo pode ser um grande parceiro na proteção e valorização das tradições culturais, enquanto proporciona vantagens econômicas sustentáveis para as comunidades locais.

Um dos êxitos do coletivo foi o reconhecimento no Top 10 da Expo Favela Innovation Paraíba 2023. O evento tem como proposta valorizar o surgimento de novas oportunidades, a partir da prática empreendedora. “Esse projeto vem ganhando expansão a cada ano e a participação na Expo Favela foi muito importante para mostrar como tudo acontece. Ganhamos uma projeção nacional e hoje muitas pessoas conhecem nossa comunidade a partir dessa experiência envolvendo o turismo”, afirmou Rayssa Holanda, uma das idealizadoras do projeto, em entrevista para o portal Turismo em Foco.

Fontes:

https://instabio.cc/GarcasSanhaua-PortoDoCapim

https://noticias.r7.com/paraiba/portal-correio/joao-pessoa-439-anos-resgatando-a-historia-atraves-do-empreendedorismo-05082024/ 

https://foradoeixo.rec.br/garcas-do-sanhaua-leva-turistas-ao-porto-do-capim/ 

Turismo em Foco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *