O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 06/09/2021

Gel Venttannia

Gel Ventannia é uma artista multimídia, com vários anos de carreira.
Data de publicação: setembro 6, 2021

Naturalidade: João Pessoa – PB 

Nascimento: 28/03/1962 

Atividades artístico-culturais: Musicista, compositora, poetisa, artesã e bonequeira 

Instagram: https://instagram.com/venttannia

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCQ_raScH47d_Ebe7r5JBoYg

Gel Ventannia é uma artista multimídia, com vários anos de carreira. Desde sempre envolta em um ambiente artístico, com uma mãe musicista, participante da orquestra sinfônica, cresceu com o aval da música. Mesmo que em sua casa tivesse um piano e uma sanfona a sua disposição, ela se apaixonou mesmo pelo violão quando tinha 12 anos e aprendeu a tocar o instrumento sozinha. 

Tendo um desenvolvimento autodidata, a parte técnica das partituras nunca lhes chamou a atenção, sendo assim, virou uma compositora guiada pelo som e pela inspiração. Aos 14 anos, Gel Ventannia saiu de casa e seguiu pelo caminho da arte, e desde então, percorreu por inúmeros estados Brasil afora. Durante sua trajetória como artista de rua, ganhou mais experiência como cantora enquanto seguia viagem. Em linhas gerais, sua música tenta refletir uma cosmologia que está intrínseca em suas poesias.  

Em João Pessoa, no Ateliê Casa Velha no bairro de Jaguaribe, desenvolveu uma arte que reunia teatro popular, música e artesanato: o Teatro de Bonecos. Por conseguinte, Gel Venttannia criou a Companhia Cabelo de Bruxa que se apresentou em escolas, praças e feiras de diversas cidades do país por mais de 15 anos. Ela também já fez parte da banda Anjo Louco, Gel Venttannia e Banda Vuô e atualmente integra a banda Pássaro Amarelo como vocalista, assim como um projeto de poesias e molduras poéticas. 

A artista já se apresentou em diversos shows, tanto solo quanto com sua banda e com parceiras, e no ano da pandemia, fez lives em suas redes sociais. Ganhou o prêmio Dona Toinha, do edital da Lei Aldir Blanc, onde doou 4 personagens do seu Teatro de Bonecos para o museu e fez uma peça de despedida intitulada “Os Conselhos de Hermenegildo Tribufú”. Gel Venttannia tem um livro de poesias e pensamentos publicado, chamado “Atalho Cósmico” e 3 álbuns lançados: Gaiola, Iluminando e Músicos Cantam Gel Ventannia. Agora, também desenvolveu um espaço em sua própria residência com flores, plantas e muita cultura. 

Azoka Gouveia Filho

Fontes: 

Entrevista com Gel Ventannia feita por Azoka Gouveia Filho 

https://www.instagram.com/tv/CL9eXg6AMmQ

https://funesc.pb.gov.br/espaco-cultural/noticias/gel-venttannia-e-entrevistada-por-pedro-osmar-no-macacos-me-mordam-de-quarta-dia-3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *