O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 04/06/2024

Genival Santos

Cantor e compositor.
Data de publicação: junho 4, 2024

Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos

Naturalidade: Campina Grande – PB

Nascimento: 10 de abril de 1943 // Falecimento: 18 de novembro de 2014

Atividade artístico-cultural: cantor e compositor 

O cantor Genival Joaquim dos Santos, paraibano da cidade de Campina Grande, chegou aos seus 35 anos de carreira, iniciando no programa Flávio Cavalcanti, onde  passou a ser conhecido pelo Brasil inteiro por suas músicas: “Meu Coração pede Paz”, ”Se errar outra vez”, “Sendo Assim” e “Eu não sou brinquedo”. Despontando nas paradas de sucesso com      “ Eu Te Peguei No Flagra’’. Na época o cantor barrou grandes nomes da música vendendo mais de 80 mil cópias logo em sua estreia. O artista possui mais de 28 discos gravados e mais de 5 milhões de cópias em todo o país.

Participou de três edições da compilação Quebra Pote, junto com Trio Nordestino, Ary Lobo e Genival Lacerda e seus primeiros álbuns possuem assinaturas de João Silva, Antonio Barros, Cecéu, Raimundo Evangelista e Oseas Lopes. Bezerra da Silva assinou uma faixa de Morrendo de Amor (1973), seu primeiro disco.

Ele também se apresentou no programa de Flávio Cavalcanti, ganhando 10 de Márcia de Windsor, que também afirmou que ele venderia mais que Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas chorou em razão da negativa dos demais jurados, voltando ao show após pedidos de telespectadores em 1500 cartas, quando cantou Meu Coração pede Paz, de Oséas Lopes, e foi ovacionado. A música, faixa-título de seu primeiro LP (1972), vendeu 85 mil cópias. Eu Te Peguei no Flagra, de 1977, é considerado seu maior sucesso. Eu não sou brinquedo (1975) e Sendo Assim (1976) foram outros importantes trabalhos, podendo-se citar ainda, dentre outras músicas, Livro Aberto, Espelho Fiel, Peço Bis, Preciso Parar Pra Pensar, Minha Sede de Amor, Paz e Amor, Vou Cair na Gandaia, Se For Preciso e Crucificado do Amor. Lançou 28 discos e teve cinco milhões de cópias comercializadas. Antes de músico trabalhou como servente de pedreiro e sapateiro, vindo a falecer aos 71 anos em 2014 no estado do Ceará.

Fontes: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Genival_Santos

https://www.letras.com.br/genival-santos/biografia

https://portalcorreio.com.br/aos-71-anos-morre-o-cantor-paraibano-genival-santos-uma-das-referncias-do-brega/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *