Naturalidade: João Pessoa – PB
Data de nascimento: 06 de outubro de 1992
Atividades artístico-culturais: Dançarino e professor de dança
Instagram: https://www.instagram.com/dancergeo/
Geovan da Conceição, é dançarino formado pela Escola de Teatro Bolshoi e graduado em dança pela Universidade Federal da Paraíba. Ele é natural e reside na cidade de João Pessoa – PB.
A história de Geovan, refere-se a uma trajetória de superação: um menino que saiu da periferia e luta através da arte para ganhar o mundo. Desde cedo, se viu envolvido na dança e entre seus 8 a 9 anos, começou a praticar capoeira no projeto Centro Livre Meninada, após isso veio a ida a Escola de Teatro Bolshoi que surgiu como um divisor de águas em sua vida. Quando criança, vivenciou cenas violentas que nenhuma criança merece passar e a dança surgiu como um resgate, diz o entrevistado. Diante disso, o dançarino vê na arte e na dança a capacidade de transformar a vida de alguém.
Atualmente, Geovan atua como chefe de dança da Funjope (Fundação Cultural de João Pessoa) e ele afirma que vê de perto o crescimento do setor da arte em João Pessoa. Ele cita que por estar em um cargo de importância e fazer parte dessa nova gestão está sendo possível acompanhar iniciativas como o edital que foi aberto no mês de junho de 2021, da Companhia de dança em João Pessoa com o intuito de dar oportunidade a bailarinos da nossa terra, assim como por todo o Brasil.
No ano de 2021, o entrevistado foi premiado em segundo lugar no 25º Internationales Solo-Tanz-Theater Festival Stuttgart, na Alemanha. Diante de tantos acontecimentos marcantes durante a sua infância, essa foi a real inspiração para a sua coreografia chamada Fissurar, no qual ele buscou trazer a sua história de vida. Com relação ao sentimento de ganhar uma premiação internacional, ele afirma que o sentimento é de gratidão e que não se trata apenas da colocação ou pelo dinheiro, mas sim sobre o impacto profissional e as portas que se abriram após o evento.
“…não é só pela grana, é sobre o quanto eu quero ser relevante na minha área, quero poder impactar outras pessoas com a minha arte, com a minha dança, com o que eu acredito, mas obviamente de forma positiva, eu sempre desejei como eu venho fazendo ao longo dos anos, como artista, como professor, é isso que eu acredito”, diz Geovan da Conceição.
Jaqueline Rodrigues
Fontes:
Memorial acadêmico, Pesquisa e Cotidiano Escolar, Giuliana C. Vasconcelos.
Entrevista com Geovan da Conceição por Jaqueline Rodrigues.