Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 14 de Setembro
Atividade Profissional: Jornalista, diretora de conteúdo e apresentadora
Formação acadêmica: Graduação em jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba e pós-graduação em cinema e produção em audiovisual pela Unicorp
Facebook: Gi Ismael (Gi)
Instagram: @gicomtonica
Giovanna Ismael, conhecida profissionalmente por Gi Ismael, é uma jornalista que trabalhou na televisão (veiculação local e pontualmente nacional) como repórter/produtora nas TVs Cabo Branco e Paraíba (afiliadas à Rede Globo) entre os anos de 2016 e 2019. Lá, além de reportagens sobre comportamento e tecnologia, apresentou semanalmente o quadro ‘Qual é a Boa?’, no qual também era responsável pela produção e edição. Foi também editora de vídeo na TV Master em 2014 e estagiária de reportagem da TV UFPB (veiculação local e pontualmente nacional). Em 2023 foi reportér e diretora de programas de cultura e educação na TV cidade e apresentadora no Imagineland.
Na web, fundou e apresentou o programa Som Nascente do G1 Paraíba em 2017 e fez coberturas ao vivo de festivais musicais para o portal. Ainda para Internet, dirigiu e roteirizou vídeos para a Prefeitura Municipal de João Pessoa quando foi Coordenadora de Produção Audiovisual em 2015. Escreveu sobre o mercado publicitário entre 2010 e 2012, fazendo parte de conteúdos independentes como co-apresentadora dos podcasts Diversitá e Discofilia e autora de blogs como Atividade FM e Trilhas para K7.
Na rádio, apresentou semanalmente a Agenda Cultural na CBN João Pessoa e o programa Som Nascente na Cabo Branco FM, juntamente com Diogo Almeida.
No impresso, foi repórter dos cadernos ‘Vida & Arte’ e ‘Cidades’ do Jornal da Paraíba e contribuiu para o Projeto de Extensão Jornal Casa do Patrimônio. Foi editora de conteúdo digital no jornal A União e escreve a coluna Gi com Tônica.
Na fotografia, está inserida desde 2011 na cena cultural da cidade, fazendo cobertura de eventos e ensaios fotográficos para grupos artísticos. Em 2016, participou da campanha nacional da Nissan para o revezamento da tocha Olímpica como freelancer e fotografou uma das homenageadas. Entre 2016 e 2018 teve sua primeira mostra fotográfica autoral intitulada ‘Clepsidra’ em circulação pela cidade.
O curta-metragem documental Como se Ninguém Estivesse Olhando, foi filmado em 2024 em diversos cenários de João Pessoa, com estreia de Gi Ismael na direção do mundo do cinema, a iniciativa refletiu sobre o papel da dança de acordo com a configuração dos espaços urbanos. O título é inspirado na expressão “dance como se ninguém estivesse olhando”, popularizada pelo educador William Purkey e muito usada para definir momentos de desprendimento e liberdade. A ideia é também trazer à tona personagens muitas vezes invisibilizados pelos mecanismos de exclusão das sociedades.
Ainda em Setembro de 2024, Gi foi a São Paulo, para participar do @_docsp (anteriormente Encontro Internacional de Documentários de São Paulo, hoje Encontro Internacional), projeto o qual comandou a Comunicação entre julho e setembro deste mesmo ano.
Atualmente ela é Diretora de Conteúdo na Atua Comunicação Criativa.
Fontes:
https://br.linkedin.com/in/gi-ismael-1230b574
https://www.youtube.com/user/giismael
https://www.instagram.com/gicomtonica/p/C_x33-LJt_d/?img_index=1