Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Caturité-PB
Nascimento: 30 de julho de 1970
Atividade artístico-cultural: Escritor, músico instrumentista, compositor, poeta e cantor
Álbuns Lançados: Quero apenas falar de amor
Instagram: https://www.instagram.com/gilbertocatupb/
Gilberto José nasceu no sítio Emas, em Caturité, município paraibano, em 30 de julho de 1970; viveu na roça e foi criado com muitos esforços pela sua mãe e avós junto aos seus dois irmãos. Aos sete anos foi para escola no sítio Curralinho, na época, ainda distrito de Boqueirão, onde aprendeu a ler e escrever. A partir daí recebeu emprestado de um fazendeiro da região os clássicos da literatura de cordéis como o “Pavão Misterioso” de José Camelo de Melo Rezende e “Proezas de João Grilo” de Leandro Gomes de Barros, tornando-se, desde então, um contador de história no sítio em que morava. Posteriormente, mudou-se para o sítio Bonita, ainda no município de Caturité. E em 1981, aos onze anos, foi cursar o ensino fundamental II na cidade de Boqueirão e lá também concluiu o ensino médio. Nesse período, Gilberto aliou aos estudos o trabalho numa fábrica de tijolos.
Aos dezoito anos de idade, através de um concurso de redação, em 1989, Gilberto fez um intercâmbio cultural no Canadá, na região do Québec, onde permaneceu por sete meses, tendo a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho e de aprender a falar francês. Lá escreveu seu primeiro texto para o teatro, escrito em francês, sendo apresentado na Casa da Cultura. Aos vinte anos, Gilberto ingressou em um grupo de teatro, de volta a Boqueirão (PB). Nesse período também realizou o sonho de comprar seu primeiro violão, e com muito treino, aprendeu a tocar. Influenciado pelas canções de John Lennon, Raul Seixas e Zé Ramalho, deu os primeiros passos como compositor.
Em 2005 compôs o “Hino de Caturité”, assim como também foi um dos fundadores da banda filarmônica da mesma cidade. Em 2007 gravou um CD com treze músicas autorais no estilo pop/romântico abordando a temática meio ambiente, paz, amor e justiça Social. Atualmente tem escrito também para o público infantil, como um conto fábula intitulado “O cabritinho Zé e sua turma – Defendendo a caatinga” é um conto em versos intitulado “De volta para a terra desconhecida”, ilustrado com músicas de sua autoria, que pretende publicar em breve. A “Garagem da Literatura” é um projeto liderado pelo músico, que tem como objetivo incentivar o contato de crianças com livros literários. Gilberto José, sua esposa Adnalva Melo, juntamente com seus filhos Thiffane Thielly e Thierry Thaynan, abrem as portas da garagem de casa para contarem histórias para crianças do sítio Curralinho, em Caturité.
Fontes:
https://gentenossaa.wixsite.com/gentenossa/gilberto-jose
https://reporterjunino.com.br/2018/07/09/gente-nossa-apresenta-gilberto-jose/