Naturalidade: Monteiro – PB
Nascimento: 12 de junho de 1993
Atividade artístico-cultural: Ator
Formação Acadêmica: Graduação em Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Espanhol pela UEPB
Trabalhos Audiovisuais e Teatrais: Filme: Palavras de Rua (Longa-Metragem) / Filme: Marie (Curta-Metragem) / Série: SALA 66. TEATRO: Espetáculo Raízes em Chamas (2009/2010) / Espetáculo: João Barriga Verde (2010/2011) / Espetáculo: Dupla Chama (2014/2016) / Espetáculo: Anarquia Mística (2014/2015) / Monólogo: A Ponte e O Enforcado (2016/2018) /Espetáculo Brincantes (2016/2018) /Monólogo: O Coração Delator, (2016/2023)
Facebook: https://www.facebook.com/gilson.stronda
Instagram: @gilsonalves_ator
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCxNHRAAX-C1WjlIvUkw7FbA
Site: https://elencodigital.com.br/GilsonAlves
Premiação: Prêmio “Melhores do Ano” pela Rede Globo (2021)
Nascido no município de Monteiro no interior da Paraíba, Gilson Alves começou atuar em 2007. Graduou-se em Licenciatura em Letras Habilitação em Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba, Gilson que faz parte dos incentivadores da cultura, tem levado o nome do Cariri e do município por diversos estados. O destaque é sua atuação no longa-metragem “Palavras de Rua”, interpretando o protagonista João, um morador de rua, o longa-metragem foi gravado na cidade de Caruaru (2019) pela LB Produções com direção de Léo Batista e baseado no livro do autor carioca Felipe Saraiça.
Em 2021, Gilson Alves foi indicado como Melhor Ator, competindo com o ator mineiro Jackson Antunes no 3° CINECAR em Carpina – PE. Para Gilson, foi uma grande satisfação ter competido ao lado de um grande ícone da TV e do Cinema como Jackson Antunes. também em 2021, recebeu uma premiação do ‘Melhores do Ano’, da TV Globo. Em 2022, o ator foi selecionado para participar e gravar uma vinheta do canal GNT, do grupo GLOBO.
Ele também participou da BS Master, uma convenção de diretores, produtores e atores com profissionais de todo o Brasil, onde conversou com Marcelo Zambelli e Luiz Felipe de Sá, diretores de novelas da Globo. Além da participação na vinheta, Gilson Alves assinou um contrato com a BS Produções, a maior produtora artísticas do Brasil, confirmando participação em duas séries produzidas pela produtora Raissa de Castro e pelo produtor Alexandre Cobra.
O ator também participou de diversas produções em Monteiro, onde atua na Cia Teatral Refinaria Cênica. Em 2023 foi para o Rio de Janeiro para finalizar as gravações de uma minissérie que aborda temas atuais e gira em torno do bullying sofrido pelas crianças em escolas brasileiras, Gilson interpreta um professor que sente na pele os dramas e conflitos cotidianos do ensino público brasileiros. A trama conta a história de Davi, um adolescente que passa por conflitos internos e familiares. Sofrendo bullying e não sendo aceito por seus colegas, acaba tendo uma crise dentro da escola. Gilson Alves contracena com o ator Sérgio Hondjakoff, o inesquecível Cabeção da novela teen Malhação, que faz o papel de um ex-aluno e pai de uma aluna autista que sofre bullying pelos colegas. Para o ator esta é mais uma alegria e experiência compartilhada em estar participando de mais uma produção audiovisual, sempre levando o nome de Monteiro, da Paraíba e do Nordeste pra fora do estado. A minissérie, que é dirigida por Rayssa de Castro, dá uma visão maior para as dificuldades encontradas na rede pública de ensino, trazendo à tona questões como saúde mental no ambiente escolar, bullying e a precariedade do ensino, de acordo com a mesma.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://elencodigital.com.br/GilsonAlves