O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 21/05/2024

Glauco Andreza

Músico, baterista e percussionista.
Data de publicação: maio 21, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: João Pessoa-PB                                                      

Nascimento: 2 de maio de 1966                                    

Falecimento: 27 de março de 2023                                          

Atividade artístico-cultural: músico, baterista e percussionista                                        

Participação em Bandas e Orquestras: WMC Música, Quinteto Brassil, Sexteto Tabajara, Orquestra Sinfônica da Paraíba e Metalúrgica Filipéia      

Participação em Festivais: Festival de Música da Paraíba  

Glauco Andreza nasceu em João Pessoa dia 2 de maio de 1966. Começou a enveredar pela música no fim da década de 1970, tendo as primeiras aulas com Pedro Osmar e Paulo Ró. Já na UFPB, Odair Salgueiro foi seu professor e principal referência. Foi integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) desde 1982. Também atuou em diversos grupos, como o WMC Música, Quinteto Brassil e Sexteto Tabajara, tendo tocado em shows de artistas como Ney Matogrosso, Alcione, Fafá de Belém e Chico César.

Ele era percussionista e sua bateria era referência no cenário brasileiro, com sua técnica, elegância e singularidade. Ao longo das últimas décadas, Glauco Andreza foi referência e participou da formação de gerações de bateristas e percussionistas, como Guegué Medeiros e Dênis Bulhões.  O músico, cujo apelido era Papi, foi um baterista canhoto que escreveu sua história através do talento, da sensibilidade e da generosidade. 

O músico vinha enfrentando problemas graves de saúde nos últimos anos. Glauco fazia parte da banda base que toca com os competidores do Festival de Música da Paraíba, promovido pelo governo do estado através da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) e Fundação Espaço Cultural (Funesc). No dia 27 de março de 2023, Glauco veio a falecer aos 56 anos de idade. A informação foi confirmada pelo Maestro Chiquito, com quem Glauco se apresentou nas últimas décadas com a banda Metalúrgica Filipéia. A Fundação Espaço Cultural da Paraíba e a Orquestra Sinfônica da Paraíba se solidarizaram com os familiares e amigos de Glauco Andreza.  Seu sepultamento ocorreu no Cemitério Parque das Acácias, em João Pessoa. 

Fontes: 

https://funesc.pb.gov.br/noticias/baterista-glauco-andreza-morre-aos-56-anos

https://www.clickpb.com.br/paraiba/morre-em-joao-pessoa-o-baterista-e-percussionista-glauco-andreza-398958.html#:~:text=Glauco%20Andreza%20filho%20de%20m%C3%BAsico,sua%20t%C3%A9cnica%2C%20eleg%C3%A2ncia%20e%20singularidade.

https://www.polemicaparaiba.com.br/polemicas/luto-na-musica-paraibana-morre-nesta-segunda-feira-27-musico-paraibano-glauco-andreza/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *