O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 11/08/2016

Gledson Meira Dantas

Baterista, percussionista, pesquisador e etnomusicólogo. O músico já tocou e gravou com vários artistas da música brasileira. Viaja por todo o país ministrando Workshops.
Data de publicação: agosto 11, 2016

Naturalidade: Patos – PB

Nascimento: 1975

E-mail: meiradantas@gmail.com

Atividades artístico-culturais: Baterista, percussionista, pesquisador e etnomusicólogo

Formação Acadêmica: Mestre em Música (Etnomusicologia com Pesquisa Música, Cultura e Performance) e Bacharel em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Atividade exercício – profissionais: Professor Assistente (Bateria e Percussão) do Departamento de Música da UFPB e Coordenador do Curso Sequencial em Música Popular.

Gledson Meira Dantas teve seu primeiro contato com a bateria aos 16 anos de idade, juntamente com seu irmão. A princípio, não havia pretensão profissional, mas com o passar do tempo, a música se tornou parte importante de sua vida e passou a atuar como músico profissional. Aos 22 anos, já tocava em bares e em bandas de baile da capital paraibana.

Autodidata, por falta de escolas especializadas em sua região. Segundo Gledson o que o levou a estudar, fazer uma graduação e pós-graduação, foi o desejo de ensinar nas instituições. “Aprendemos muitas coisas na academia, umas interessantes, outras que discordo, mas no final é sempre bom estudar, crescemos e produzimos conhecimento”, destacou Gledson.

Participou ativamente de Workshops ministrados por ícones da bateria, entre eles Pascoal Meirelles, Virgil Donati, Carlos Balla, Robby Ameen, Márcio Bahia, Dave Weckl, Vera Figueiredo e Kiko Freitas, com quem teve aula e que, além de inspiração, também é um grande amigo.

O artista viaja por todo o país ministrando clínicas e workshops. Também foi professor de bateria e percussão do IFPB (antigo CEFET) e de Bateria no Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), nos anos de 2010 e 2011, bem como diretor/coordenador da Studio Escola de Música.

Gledson já tocou e gravou com vários artistas da música brasileira como Renata Arruda, Antônio Barros e Cecéu, Manoel Serafim, Orquestra Metalúrgica Filipéia, Léo Gandelman, Marcinho Eiras, Toninho Ferragutti, Pinto do Acordeon, Chico César, Quinteto da Paraíba, JPSax, Flávio José, Os Nonatos, Adeildo Vieira e Eleonora Falcone, entre outros.

Atuou ao lado de instrumentistas como Toninho Ferragutti, Leandro Braga, Sérgio Galvão, Ney Conceição, Lula Galvão, Léo Meira, Sérgio Groove, Sérgio Gallo, Costinha, Zé Filho, Jorge Helder, André Rodrigues, Sivuca, Radegundis Feitosa, dentre outros.

Em shows e festivais, ele acompanhou os cantores Chico César, Flávio José, Pinto do Acordeon e Aleijadinho de Pombal no 42º Montreux Jazz Festival. Nos anos de 2012 e 2013 participou da Tour/Suécia do cantor e compositor Geovan Morais tocando e ministrando oficinas nas cidades de Uppsala, Motolla, Oshtama, Gotemburgo, Gimo e Estocolmo.

Gledson Meira é endorser das marcas: MURAT DIRIL CYMBALS, Gretsch Drums. Participou da gravação do DVD e do CD do Maestro Sivuca com o JPSax, seu grupo instrumental. Também tem um trabalho instrumental com o seu irmão, o guitarrista Léo Meira, que também conta com o pianista Hélio Medeiros.

Tem se apresentado em festivais de música com diversos artistas, com destaque para o badalado Montreux Jazz Festival. Ele tocou na 42ª edição do festival, na noite dedicada ao forró, acompanhando os artistas Chico César, Pinto do Acordeom, Flávio José e Aleijadinho de Pombal. Também participou de um festival como jurado, assim como se tornou artista patrocinado por marcas brasileiras de bateria e baquetas.

Foi vencedor do VI Batuka! Masters – Concurso Nacional de Bateristas no ano de 2001 e participa do segundo CD Batuka!, lançado em 2004, com a faixa “Caldo de Cana”, de Gledson Meira, Léo Meira e Giulian Cabral.

Gledson Meira, também é pesquisador e estudioso da bateria e instrumentos de percussão, utilizados nas manifestações da cultura nordestina; desenvolve pesquisas acerca dos ritmos brasileiros e suas adaptações para a bateria.

Fontes:

http://gledsonmeira.blogspot.com.br/

http://www.ccta.ufpb.br/demus/contents/docentes-paginas/gledson-meira

http://paraibapercussiva.blogspot.com.br/2009/12/personalidade-da-semana-gledson-meira.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *