Naturalidade: Alagoa Nova-PB
Nascimento: 21 de junho de 1933
Atividades artístico-culturais: Escritor, cronista e jornalista.
Luiz Gonzaga Rodrigues, mais conhecido apenas por Gonzaga Rodrigues é um escritor paraibano que ganhou destaque como jornalista. Nasceu em Areia-PB, entretanto, seus pais o registraram na cidade de Alagoa Nova, onde passou sua infância.
Após sair de Alagoa Nova, Gonzaga Rodrigues viveu em Campina Grande até o início da década de 1950, quando se mudou para João Pessoa, onde ingressou no jornal A União, no qual foi revisor, repórter, redator, secretário geral e diretor técnico.
Gonzaga Rodrigues sempre sonhou em ser poeta e escrever romances, mas emprestou o seu olhar atento e a sua sensibilidade de analisar o cotidiano para enriquecer a crônica paraibana, ofício que exerce desde o ano de 1970.
Tinha a tríade formada pelo capixaba Robem Braga (1913-1990), o “maior cronista do Século XX”, e o mineiro Carlos Drumond de Andrade (1902-1987) e o maranhense Humberto de Campos (1986-1934) como uma das inspirações para ser e continuar cronista.
Dentre suas principais publicações, lançou a coletânea de crônicas Notas do Meu Lugar (Acauã); “Retrato de Vida (Ideia)” no qual faz uma homenagem a seu pai, a obra também reúne algumas crônicas que foram escritas em diferentes períodos de sua carreira; e “Café Alvear-Ponto de Encontro Perdido (Textoarte)” que relembra as conversas políticas que eram comuns no Ponto de Cem Réis – centro da capital, nas décadas de 1960 e 1970. No local, era de costume os pessoenses dedicarem tempo aos assuntos que dominavam o cenário político da época.
Gonzaga Rodrigues é autodidata e membro da Academia Paraibana de Letras, numa militância desde 1951, ele mudou as concepções do jornalismo paraibano, que, diante da percepção desse excepcional profissional, se enquadrou nas novas tendências impostas por Gonzaga.
Depois de tanto tempo morando na capital paraibana, e tantos trabalhos realizados no município, Gonzaga Rodrigues foi homenageado na Câmara Municipal de João Pessoa, ganhando o título de cidadão pessoense e a medalha da cidade, sendo o idealizador da homenagem o vereador Bruno Farias, na oportunidade enfatizou “Justa condecoração a um dos mais festejados talentos de nossa literatura, reconhecendo a cidadania pessoense a uma vida intensamente vivida por sessenta anos em nossa capital e condecorando com a medalha da cidade o maior defensor do seu acerto histórico-cultural”.
Já foi Secretário de Comunicação, presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API). Mesmo acostumado a dizer que os livros foram a sua universidade, ele foi reconhecido com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Nos seus anos de estrada jornalística sempre foi um defensor da instituição e o curso de Comunicação Social e habilitação acadêmica que só se instalou no Estado da Paraíba no final dos anos de 1970.
Atualmente suas reflexões e observações podem ser conferidas três vezes por semana nas páginas do Jornal da Paraíba. Rodrigues também atua na Rádio CBN, onde possui uma coluna “Crônica do Cotidiano”.
Gonzaga Rodrigues é daquelas pessoas que está sempre de bom humor, jeito afável, simples, olhar paternal e uma voz rouca e branda que emite pacientemente sapiência acumulada de anos, Gonzaga adiciona a modéstia quando reluta em ser chamado de “mestre” pelos seus discípulos da imprensa.
Fontes:
http://pbemdestaque.com.br/jornalista-e-escritor-gonzaga-rodrigues-e-homenageado-na-cmjp/
http://culturapopular2.blogspot.com.br/2010/03/gonzaga-rodrigues.html