Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Serra Branca – PB
Atividade artístico-cultural: artista plástico
Atividade profissional: Médico Oncologista Clínico
Formação Acadêmica: Formação em Medicina (1993-1998)
Facebook: Gray Portela
Instagram: @grayportela
Natural de Serra Branca, na Paraíba, Gray Portela é um artista plástico com formação em Medicina na área de Oncologia. Suas pinturas são inspiradas no Cubismo e fortemente influenciadas pelo expressionismo e pela Pop Art. Em 1998, mudou-se para São Paulo, onde iniciou as residências de Clínica Médica no Hospital do Servidor Municipal em 2000 e Oncologia Clínica no Hospital AC Camargo em 2002. Em 2005, estabeleceu-se em Petrolina (PE), cidade onde atua como médico oncologista clínico até o momento.
Desde a adolescência, Gray sempre demonstrou grande interesse por literatura, revistas em quadrinhos e cinema, elementos essenciais em suas futuras influências, com destaque para Gabriel Garcia Márquez, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Frank Miller, Bill Sienkiewicz, Alan Moore e Ridley Scott.
No início de 2010, começou a ter aulas particulares de desenho e pintura, iniciadas como arte terapia. Em entrevista à “Revista Vislun”, Gray afirmou: “Minha arte tem tudo a ver com Oncologia porque o câncer é uma grande lição de humildade, fé e esperança, então eu sempre tento ressignificar o que é ser humano, por isso minhas obras são figurativas com predomínio dos tons azuis, sendo um eterno questionamento do que nos torna humanos”. Em 2018, ele decidiu iniciar carreira profissional como pintor; de início, apenas seus amigos mais próximos tinham acesso à sua produção, até o dia em que recebeu duas visitas importantes que estimularam sua vocação.
Em 2019, começou a participar de exposições coletivas em Nova York, Miami e São Paulo. No período entre 2020 e 2022, com a pandemia e a pausa obrigatória em todos os segmentos, incluindo o das artes, o artista sentiu a necessidade de construir seu próprio ateliê. Criou a Oficina Gray Portela, com 400 metros quadrados, situada na zona rural de Petrolina, em Pernambuco, às margens do Rio São Francisco. Nesse mesmo período, começou a atender gratuitamente pacientes carentes portadores de câncer de mama, fundando a ONG Casa Azul. Também participou da criação do Podcast “Em Casa Oncologia”, buscando divulgar a ONG e discutir temas relacionados à doença.
A partir de 2024, voltou a produzir novos trabalhos em grandes formatos, incluindo painéis que chegam a medir cinco metros e telas de três por dois metros. Participou também da Expo Arte, na Art Lab Gallery, em São Paulo diversas vezes.
Fontes:
https://dasartes.com.br/agenda/gray-portela-34a-expo-arte-sp/