Município: Princesa Isabel – PB
Ano de criação: 1975
Apresentações: Eventos culturais, escolas, ginásios, e praças publicas.
O Grupo de Cultura Abolição foi fundado por João Mandu Neto. É uma instituição pública de direito privado, com natureza e fins não lucrativos, de duração ilimitada e que tem se caracterizado pelo resgate da cultura brasileira, especialmente a nordestina, buscando no folclore a fonte de inspiração.
O nome “Abolição” foi escolhido para homenagear o município de Princesa Isabel, Paraíba, e o quilombo do Livramento existente na cidade na época da escravidão, por extensão, vinculado aos fatos do século XIX, quando foi promulgada a Lei Áurea, que extinguiu oficialmente a escravidão.
O grupo surgiu a partir da necessidade dos jovens locais em manter presente os costumes, hábitos, saberes e fazeres locais em movimento, para isso, buscam o aperfeiçoamento técnico constantemente.
Tem como principais objetivos divulgar e preservar as manifestações populares em nível local e estadual, através da dança, teatro, artesanato, música e de atividades sociais para educar e integrar a comunidade, propagando valores e divulgando artistas locais.
Fontes:
http://grupoabolicao.blogspot.com.br/p/sobre-grupodecultura.html
http://blogdocasusa.blogspot.com.br/2014/11/grupo-de-cultura-abolicao-programa.html
http://www.blogdasabrinabarbosa.com.br/2014/11/grupo-de-cultura-abolicao-programa.html
http://www.blogdasabrinabarbosa.com.br/2013/03/grupo-de-cultura-abolicao-se-apresenta.html