Município: Pombal – PB
Por sua grande importância cultural para a cidade de Pombal, o grupo Reisados foi inserido na festa do Rosário, em 1980 e registrado e reconhecido como patrimônio imaterial pela Prefeitura Municipal em 2021. O brinquedo está em atividade, mesmo que tenha ficado sem sair às ruas em períodos, desde meados de 1939.
O grupo de Cultura Popular de Tradição, abrilhantava o festejo de Reis, realizado no mês de janeiro. O Reisado é composto por brincantes vestidos com roupas vermelhas e azuis, cantando e dançando peças acompanhadas por pandeiro e violão. Em sua indumentária, carregam espadas e, divididos em duas alas, representam as figuras/personagens. São elas: Rei, Secretário, Mestre, Contramestre, Guia e Contraguia, além dos entremeios Boi, que carrega elementos que remetem ao Bumba-meu-boi e Mateu, integrante que brinca mascarado e é responsável pela parte cômica do brinquedo.
Apesar do uso de saias nos trajes dos brincantes, não está registrada a participação de mulheres no grupo.
A celebração se aproxima das coroações de Reis negros que acontecem em várias regiões brasileiras. As peças entoadas contam a história do nascimento de Jesus Cristo e são encenadas ao longo dos anos em ruas, praças ou terreiros de residências. Há também encenação de uma batalha, por isso as espadas. O Reisado é uma herança de nossos antepassados negros que arrecadavam recursos para a libertação de escravizados e ajudar famílias desassistidas.
Larissa Macedo
Fontes:
MARCOS, Ayala. História e cultura: negros do Rosário de Pombal. São Paulo. 1996.
Pesquisadora Severina Luís de França.