Município: João Pessoa-PB
Ano de Fundação: 2011.
Formação: Izadora de França (Músico); Maria Juliana (Músico); Edvan Evangelista (Músico); Micherlon França (Músico); Marcos Barcellos (Flauta Doce); Guiomar Ribas (Flauta Doce); Renan Mendes (Flauta Doce); Eli-Eri Moura (Flauta Doce); Erick Pronk (Cordas Dedilhadas); Dennis Bulhões (Percussão).
Formação atual (2020): Christiane Alves – soprano; Micherlon Franca – barítono; Marco Barcelos – flauta doce; Eli-Eri Moura – flauta doce; Izadora França – violino; Teresa Cristina Rodrigues – violoncelo; Conan Mendes – cordas dedilhadas.
Contatos: (83) 3216-7123-DeMus / 3216-7917-DEM / Eli-Eri Moura (98899-3687)
E-mail: elierimoura@hotmail.com
Estilo Musical: Obras renascentistas e contemporâneas.
O Grupo Musical Iamaká é formado por sete artistas – docentes, graduandos, pós-graduandos e egressos da UFPB, além de docentes de instituições parceiras (especificamente IFPB e EMAN), atuando nas áreas vocal e instrumental, bem como na composição musical.
O Iamaká era inicialmente composto por três cantores, quatro flautistas, um violonista e um percussionista. O grupo desenvolve na capital paraibana, um importante trabalho de resgate do repertório da Música Medieval e Renascentista. O primeiro trabalho do grupo foi realizado no 22º Festival de Inverno de Garanhus/PE em julho de 2012. Também já realizou apresentações intercruzando música, artes cênicas e literatura.
O grupo já representou a UFPB apresentando-se em importantes festivais (a exemplo do Festival de Inverno de Garanhuns, o Festival Paraibano de Coros, o Festival de Flauta Doce [Campina Grande], o I Circuito Cultural Universitário Internacional, o Festival Internacional Virtuosi Século XXI [Recife – PE], o VII FIMUS – Festival Internacional de Música de Campina Grande, e o IV Festival Internacional de Música de João Pessoa), assim como já levou seu repertório a vários bairros periféricos de João Pessoa (como no “Circuito nas Igrejas – A Matéria do Sonho”, que envolveu música e teatro). Visando a criação de novas obras para o grupo, o projeto prevê a participação de compositores residentes.
O IAMAKÁ desenvolve um trabalho que abrange, com ineditismo, os dois extremos da música ocidental: de um lado a música antiga, em novos arranjos e roupagens, e de outro a contemporânea, com ênfase em compositores brasileiros, envolvendo canto e instrumentos. Além dos instrumentos tradicionais, como violino, violoncelo e violão, outros são utilizados pelo grupo, como marimbau, percussões diversas e flautas doces, dentre essas uma flauta contrabaixo com dois metros de altura.
O grupo ao longo dos anos também fez apresentações para Sesc no projeto partituras representando a UFPB, o IAMAKÁ também participou da abertura do encontro que reuniu mais de 60 coros de diversos Estados em João Pessoa.
Projeto Iamaká
Com o objetivo de institucionalizar, desenvolver e compartilhar uma produção artística no âmbito da música vocal e instrumental, com ênfase à interpretação de obras medievais e renascentistas, e à criação e difusão de obras contemporâneas, o grupo IAMAKÁ se tornou um projeto de extensão da UFPB.
O projeto “IAMAKÁ: Renascimento e Contemporaneidade 2019” foi um dos ganhadores do PRÊMIO ELO CIDADÃO, na área de Cultura, no ENEX-UFPB 2019.
Fontes:
http://www.ccta.ufpb.br/demus/?q=node/521
http://www.ufpb.br/content/ufpb-realiza-concerto-de-natal-nesta-sexta-feira