Município: Conde-PB
Fundação: 02 de abril de 2001
Diretora: Dory Focke
Coordenador: Pedro Pablo
Contato: grupojacoca@hotmail.com
Equipe: Jovens estudantes e profissionais liberais de diversas áreas
Tema: Música parafolclórica
Apresentações: Teatros, ginásios, praças, escolas, hotéis, congressos, feiras de turismo, programas de televisão, e festivais nacionais e internacionais de folclore.
Participações em eventos: Festival Nacional do Folclore de Olímpia- SP nos anos de 2002, 2005, 2006, 2007, 2008 (representando o Estado da Paraíba-que na oportunidade foi homenageado); Festival Internacional do Folclore de Caruaru-PE (2009); Congresso Internacional e Nacional de Naturismo, Abertura do Projeto Verão no Nordeste- PE, Festival Nacional de Passa e Fica-RN (2010, 2011); Festival Internacional do Folclore de Nova Petrópolis-RS (2009, 2011); Salão de Turismo-SP; Recepção dos Navios da MSC CRUZEIROS no Porto de Cabedelo, entre outros.
O nome “Jacoca” provém de uma lenda que conta a história uma índia e um índio que se conheceram as margens de um rio e se apaixonaram. Por serem de tribos diferentes, tiverem seu amor proibido, passando a se encontrar às escondidas, todos os dias, embaixo de uma árvore no leito deste rio. Um certo dia, ao serem descobertos pelo chefe da Tribo, eles foram separados e falaram uma só palavra ao seu amor “JACOCA”, traduzido do TUPÍ-GUARANÍ, “Abraça-me”.
O Grupo Parafolclórico Jacoca reconhecido pela sua dedicação em preservar a cultura de raiz é formado por jovens estudantes e profissionais liberais de diversas áreas. Suas apresentações levam aos palcos danças típicas do Nordeste Brasileiro como os Cocos de Roda, Ciranda, Coco Maneiro Pau, Folguedo do Boi de Reis, Sequência de Danças de Salão Nordestinas, Quadrilha Junina, Puxada de Rede, Lenda Indígena, Dança Indígena e o Famoso Xaxado da Paraíba.
O Grupo que já recebeu vários convites para representar o Brasil em Festivais do Folclore no exterior, a exemplo de países como: Bélgica, Portugal, Paraguai, Argentina, África, entre outros. Despedindo-se sempre no fim de suas apresentações com um grande e simbólico abraço destinado ao público.
Fontes:
http://grupoparafolcloricojacoca.blogspot.com.br/p/historico.html