Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento: 25/06/1947
Atividades artístico-culturais: Fotógrafo, designer gráfico e artista plástico.
Instagram: www.instagram.com/guyjosephfotografo
Flickr: https://www.flickr.com/photos/guy_joseph
Facebook: https://www.facebook.com/guyjoseph.cavalcanti
Guy Joseph é um fotógrafo, designer gráfico e artista plástico paraibano. Cursou desenho e pintura no Setor de Artes Plásticas do antigo Departamento Cultural da UFPB. Começou sua carreira (profissionalmente) como fotógrafo aos 22 anos, ao se mudar para a cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião trabalhou como Diretor de Arte em agência de Publicidade.
Realizou diversas exposições no país, como a “Caras & Bocas & Purpurina” (2003); exposição, a convite do IPHAEP, realizada no Instituto de Arquitetos do Brasil na Paraíba (2017); em 2018 exposição “Instante 70” na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes. Essa mesma exposição se repetiu na Galeria Alexandre Filho da Energisa e na Galeria de Arte do Antigo Hotel Globo. Em 2019 realizou exposição contendo capas de livros criadas para diversos autores e editoras nacionais, na Galeria Espaço Arte – Livraria do Luiz.
Até os dias atuais, Guy lançou três livros com suas (fotografias). Em 1968 lançou “América, América”, álbum de serigrafia (inédito no gênero na Paraíba). Em 2006 lançou o livro “Terra da Gente Paraíba”, reunindo fotografias de locais pouco conhecidos no estado, onde passou em seus trajetos de viagens com a esposa e as filhas. Em 2011 lança “Bananeiras – Recortes”, com fotos do município de Bananeiras, e, em 2018, seu quarto livro, intitulado “Instante 70”, (acompanhado de exposição retrospectiva) em comemoração aos 70 anos de vida do fotógrafo.
Também realizou trabalho documental, como uma série de fotos feitas no ano de 1982 para o álbum “Paraíba Monumentos I”, do Governo da Paraíba.
Atualmente desenvolve o projeto “Cana, Fogo e Bagaço”, com o resgate iconográfico de memória dos antigos engenhos de Cana de Açúcar da Paraíba. O projeto envolve a produção de um videodocumentário, exposição fotográfica e lançamento de um livro.
Prêmios:
1966 – Prêmio de pintura em salão patrocinado pela UFPB
1981 – Venceu concurso público para a escolha da logomarca para a Fundação Espaço Cultural da Paraíba – Funesc.
1999 – Venceu concurso para escolha da logomarca destinada ao movimento Folia de Rua, do Carnaval paraibano.
2006 – Ganhou o Troféu Heitor Falcão com o livro “Terra da Gente Paraíba”
2007 – Ganha o Prêmio Abrajet-PB “Melhores do Ano – 2006”
2018 – Recebe o Troféu Heitor Falcão, pela segunda vez, pelo Conjunto da Obra.
É verbete no Dicionário das Artes Visuais na Paraíba de Dyógenes Chaves.
Fonte: Guy Joseph em entrevista para Larissa Maia
Uma resposta
Grande Profissional