Naturalidade: São Paulo – SP / Radicada em João Pessoa – PB
Formação acadêmica: Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); mestre em educação /especialização em Artes (2003-UFPB); doutorando na área de Educação Musical na Universidade Federal da Bahia (UFBA); e bolsista CAPES na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE – IPP) Portugal.
Atividades artístico-culturais: Pianista e escritora
Estilo Musical: Música Clássica
Livro/Obra: “Diário de uma Ritmista Aprendiz” sobre a Escola de Samba Malandros do Morro de João Pessoa (2009)
Harue Tanaka é paulista de nascimento e paraibana de coração, chegou à capital paraibana ainda criança, e desde então não se vê residindo em outro lugar. A musicista fez apresentações de piano em diversos lugares do país.
A artista dedicou-se a vida acadêmica, tornou-se pesquisadora na área de educação musical e etnomusicologia. E escreveu dezenas de artigos.
Fez Especialização em Artes tendo como tema da monografia “O Cavalo Marinho Infantil do Bairro dos Novais”.
A artista tem participado de diversos eventos relacionados à percussão, também como integrante do Grupo Taiko – Tambores Japoneses que se apresentou no 1º, 2º, e 3º – Dia percussivo.
No ano de 2007, Harue, juntamente com Wênia Xavier, criou o Grupo Zabumbeat, onde participou como acordeonista, percussionista e compositora.
Atualmente, divide seu tempo entre as atividades no departamento de musica, onde é professora desde 1993, com oficinas que ministra em vários pontos da capital.
Harue Tanaka argumenta “Empreendemos esforços, na busca de novas alternativas para uma prática de ensino e aprendizagem mais estimulante tanto para o aluno quanto para o professor, mas, também mais condizente com o entendimento dessa necessidade de se ampliar a visão sobre a educação musical”.
Fontes:
http://diapercussivojp.blogspot.com.br/2011/09/oficina-de-criacao-de-jogos-interativos.html
https://www.facebook.com/harue.tanakasorrentino?fref=ts
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf