Naturalidade: Belém – PB
Atividade artístico-cultural: Artesão
Henrique José Gonçalo, também conhecido como Henrique Santeiro, foi um artesão de amplo destaque na cidade de Belém, tornou-se conhecido devido a sua habilidade em produzir imagens sacras de santos católicos através do molde de gesso, o barro, e de talhados em madeira. Uma de suas obras mais famosas é a que representa a imagem de Jesus Cristo crucificado. Ela ficou exposta por vários anos na Igreja Matriz Sagrada Família, localizada em Belém.
O artesanato belenense caracteriza-se pela simplicidade dos objetos e pela criatividade dos artesãos. São artesanatos feitos de barro, de bambu, da casca do coco, do algodão e de outros elementos da natureza, transformados em utensílios domésticos como panelas, potes para armazenar água, imagens sacras e objetos de decoração. Henrique José contribuiu efetivamente para a riqueza cultural do município.
Além de sua cidade natal, Henrique José tem seus trabalhos expostos ainda em feiras de artesanato na capital paraibana e publicados na 3ª edição do Atlas Escolar da Paraíba pela editora Grafset. O artesão era deficiente físico e morava numa comunidade rural do município de Belém, denominada de Angelim. Henrique Santeiro faleceu em 23 de junho de 2001.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bel%C3%A9m_(Para%C3%ADba)