O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/01/2016

Henrique José Gonçalo

Também conhecido como Henrique Santeiro. Foi um artesão de amplo destaque na cidade de Belém, com habilidade para produzir imagens sacras de santos católicos.
Data de publicação: janeiro 17, 2016

Naturalidade: Belém – PB

Atividade artístico-cultural: Artesão

Henrique José Gonçalo, também conhecido como Henrique Santeiro, foi um artesão de amplo destaque na cidade de Belém,  tornou-se conhecido devido a sua habilidade em produzir imagens sacras de santos católicos através do molde de gesso, o barro, e de talhados em madeira. Uma de suas obras mais famosas é a que representa a imagem de Jesus Cristo crucificado. Ela ficou exposta por vários anos na Igreja Matriz Sagrada Família, localizada em Belém.

O artesanato belenense caracteriza-se pela simplicidade dos objetos e pela criatividade dos artesãos. São artesanatos feitos de barro, de bambu, da casca do coco, do algodão e de outros elementos da natureza, transformados em utensílios domésticos como panelas, potes para armazenar água, imagens sacras e objetos de decoração. Henrique José contribuiu efetivamente para a riqueza cultural do município.

Além de sua cidade natal, Henrique José tem seus trabalhos expostos ainda em feiras de artesanato na capital paraibana e publicados na 3ª edição do Atlas Escolar da Paraíba pela editora Grafset. O artesão era deficiente físico e morava numa comunidade rural do município de Belém, denominada de Angelim. Henrique Santeiro faleceu em 23 de junho de 2001.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bel%C3%A9m_(Para%C3%ADba)

http://www.belem.pb.gov.br/cultura/

http://www.guiaparaibano.com.br/belem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *