Naturalidade: João Pessoa – PB
Nascimento: 7 de Novembro de 1949
Atividades artístico-culturais: Cantor, compositor, musicista.
Facebook: Hugo Leão
O cantor, compositor e musicista paraibano Hugo Leão completou, em 2023, 58 anos de carreira musical. Hugo Leão começou no conjunto musical “Os Caveiras”, como guitarrista base e em 1966 fundou sua própria banda como líder, guitarrista e vocalista do “The Gentleman” uma banda que marcou os bailes de João Pessoa nas décadas de 60 e 70, onde Hugo fez parcerias com grandes nomes da música brasileira, a exemplo dos paraibanos Cátia de França e Zé Ramalho. A parceria com Zé Ramalho vem de longa data, inclusive foi o próprio Zé quem produziu o primeiro CD de Hugo Leão, intitulado ‘Coração de Brasil’.
Em 1978 lançou, em todo o nordeste, o disco vinil intitulado PARAIBÔ, em 1979 Hugo Leão também participou como tecladista e vocalista do LP de Zé Ramalho ‘A peleja do diabo com o dono do céu’, lançado nacionalmente pela CBS, em 1981 teve uma participação especial como tecladista e vocalista no vinil ” Estilhaços”, também lançado pela CBS pela cantora paraibana Cátia de França.
Em 1983 lançou nacionalmente o seu primeiro LP: “Coração de Brasil”, produzido por Zé Ramalho, pela gravadora CBS, com participação especial de Jane Duboc na música “Anjo de Amor”, que fez sucesso em todo o Brasil e por vários anos tocou nas principais rádios do país. No decorrer deste mesmo ano teve um clipe lançado pela Rede Globo de Televisão com a música que levou o nome do deste primeiro LP, “Coração do Brasil”.
Em 1985, já pela Continental Discos, lançou o LP ” MÃO VADIA”, onde em 1991 fez parceria com Zé Ramalho no CD “Frevoador”, pela Sony Music/ Botas de Sete Léguas.
No ano de 1992 fez uma turnê por várias cidades do Nordeste, do sul e dos Estados Unidos. O último trabalho de Hugo Leão é o CD intitulado “Como é Bonito Ser Feliz”, com as participações especiais de Zé Ramalho e Geffe. O jornalista José Nêumanne Pinto escreveu sobre o último trabalho feito por Hugo Leão.
Nos Gentlemen, Huguinho, como também era chamado, ganhou prática, experiência e, sobretudo, vivência. Em 1986 fez um tour por todo o Brasil, onde em seguida passou uma longa temporada nos Estados Unidos onde completou estudos musicais.
Em 1991 retornou ao Brasil e lançou a música “Botas de Sete Léguas” em parceria com Zé Ramalho no CD intitulado “Frevoador” com lançamento da Sony Music. Seu maior sucesso registrado na mídia foi a música “Anjo de Amor”, com a participação especial da cantora Jane DuBoc.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
https://www.facebook.com/hugo.leao.98/about_contact_and_basic_info