Dr. Humberto Carneiro da Cunha Nóbrega era um conceituado médico e intelectual paraibano, neto do Barão do Abihay. Nasceu na capital paraibana, no dia 3 de fevereiro de 1912. Era o filho caçula de Francisco Gouveia Nóbrega e Maria Carneiro da Cunha Nóbrega. Tinha outros cinco irmãos. Estudou o primeiro ano de Medicina na Faculdade de Recife em 1932. No ano seguinte transferiu-se para a Faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, onde estudou o resto do curso, vindo a colar grau de médico em 1937, especializando-se em Proctologia. Fez o curso de médico sanitarista no Departamento Nacional de Saúde, no Rio de Janeiro, em 1951. Estudando na Faculdade Baiana de Medicina, Humberto passava as férias em João Pessoa. Ele viajava em navios que faziam rotas costeiras, de porto em porto, chamados vapores. Tomava um vapor para ir, e outro para voltar nas férias. A viagem durava alguns dias.
Casado com Nazaré de Novais Nóbrega teve três filhos. O primeiro, Humberto Filho, faleceu no dia em que nasceu, só havendo tempo para batizá-lo. Os outros dois filhos são: José Francisco, casado com a advogada Eulina de Almeida Nóbrega, e Maria da Piedade. Em sua vida pública, exerceu o cargo de chefe do Departamento Estadual de Saúde, equivalente a Secretário de Estado da Saúde, no governo de Osvaldo Trigueiro de Albuquerque, de 1947 a 1950, em 1946. Em seu mandato regularizou e intensificou a fiscalização dos estabelecimentos de saúde do estado, inclusive as farmácias.
No ano de 1951, em associação com outros médicos notáveis, como o cirurgião Asdrúbal Marsiglia de Oliveira, o analista Maurilio Almeida, o pediatra Dr. João Medeiros, os obstetras Danilo de Carvalho Luna e Lauro dos Guimarães Wanderley, Humberto Nóbrega fundou a Faculdade de Medicina da Paraíba. A sua primeira turma funcionou a partir de 1952. O dermatologista Arnaldo Tavares proferiu a Aula Inaugural no Teatro Santa Rosa, com o tema “A Neurose do Medo e a sua Repercussão na Coletividade. Já em 1955 a Faculdade de Medicina, junto com outros dez cursos superiores, formou a Universidade da Paraíba, por iniciativa do governador José Américo de Almeida, que foi o seu primeiro reitor, honorífico. Cinco anos depois foi federalizada e transformada em Universidade Federal da Paraíba – UFPB.
Também foi membro da Academia Paraibana de Letras, em 1971, tendo ocupado a cadeira de número 1, cujo patrono é o poeta Augusto dos Anjos. Dr. Humberto Nóbrega foi o reitor da Universidade Federal da Paraíba de 1971 a 1975. Em sua gestão foi concretizada a transferência de todos os cursos superiores para o novo Campus Universitário, o Campus I. A sua administração deu início ao funcionamento pleno do Hospital Universitário Lauro Wanderley, com a transferência para lá do Curso Médico. Entre muitos outros cargos Dr. Humberto Nóbrega foi membro do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, tendo sido seu presidente de 1968 a 1974. No ano de 1980, junto com o anatomista Amilcar de Souza Leão (idealizador), o cirurgião Asdrúbal de Oliveira e o nutrólogo Eugênio de Carvalho Júnior, Dr. Humberto Nóbrega fundou a Academia Paraibana de Medicina. Posteriormente veio a se tornar o seu presidente.
Escritor, historiador e pesquisador profícuo, a sua era a maior biblioteca particular da Paraíba. Hoje ela está abrigada na UFPB. Faleceu em sua casa, no Cabo Branco, em 1988, cercado pela sua família que tanto venera-o, ainda hoje, essa era a personalidade pública de Humberto Nóbrega.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.ufpb.br/ufpb/contents/paginas/reitores/humberto-carneiro-da-cunha-nobrega
https://www.carlosromero.com.br/2021/02/o-inesquecivel-humberto-nobrega.html
http://novo.aplpb.com.br/academia/academicos/cadeiras-01-a-10/134-humberto-nobrega