Município: João Pessoa – PB
Localização: Largo de São Frei Pedro Gonçalves, Centro Histórico, João Pessoa – PB
Ano de construção: 1843
A igreja está bem no centro do largo, no alto da colina do Porto do Capim, em frente ao Rio Sanhauá e se destaca pela arquitetura de traços ecléticos. Com forte influência neoclássica, os elementos remontam ao Renascimento florentino. Composta por altas paredes, só foi erguida graças às contribuições de comerciantes e pescadores que se instalavam na Rua Direita (atual Duque de Caxias), centro financeiro da antiga Parahyba. Por esse motivo, o templo ganhou inicialmente o nome de Igreja dos Navegantes. Posteriormente, passou a homenagear São Frei Pedro Gonçalves, espanhol que peregrinou, na Galícia e Andaluzia, durante os séculos XII e XIII. Conhecido como o “Protetor dos Navegantes”, a imagem do religioso acalmava os marujos que, durante a Idade Média e a Idade Moderna, atravessam os mares bravios e desconhecidos, em busca das novas terras.
A conclusão definitiva da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves aconteceu somente em 1916, quando uma torre foi erguida pelos frades da Ordem Franciscana, que iniciaram, ainda, a construção de um convento anexo, para servir de local de residência e aulas religiosas. Quando os franciscanos foram embora, a Igreja passou a sofrer o desgaste pela passagem do tempo e o progressivo abandono da área do Varadouro. Em 2 de dezembro de 1998, o Largo de São Frei Pedro Gonçalves – onde se inclui a Igreja, o casario e o Hotel Globo – foi tombado pelo Governo da Paraíba. O Iphaep passou a ser o guardião da área, não permitindo que seja modificada sem que antes haja uma prévia autorização do seu conselho deliberativo. Ao longo dos tempos, a proteção vem possibilitando que o Largo de São Frei Pedro Gonçalves possa ser reconhecido pelos mais velhos e também pelas gerações mais jovens.
Nesse mesmo ano de 1998, técnicos voltaram ao passado, realizando prospecções arqueológicas e um minucioso trabalho de recuperação dos traços arquitetônicos originais da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves. O trabalho durou cinco anos (até 2002). Durante as descobertas arqueológicas, foi encontrado um mapa do capitão-piloto Manuel Francisco Granjeiro, publicado no códice beneditino de 1692, que indica a presença de uma pequena capela edificada na colina do Varadouro. Dentro do templo é possível ver o que parece resquícios de sua antiga edificação em pedra calcária e em menor escala, o que leva a crer que o atual templo na verdade foi uma reconstrução do antigo templo que ali havia. Sua revitalização só foi possível graças ao trabalho da Oficina-Escola de Revitalização de Patrimônio Cultural de João Pessoa. Atualmente a igreja é aberta todas as manhãs para visitação de turistas e fiéis de um modo geral e com missas regularmente.
Fonte:
http://patrimonioparaiba.blogspot.com.br/2013/07/igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves.html
http://www.artestudiorevista.com.br/historia/14/sob-as-bencaos-de-sao-frei-pedro-goncalves.html
http://igrejaspb.blogspot.com.br/2006/04/igreja-de-so-frei-pedro-gonalves-joo.html
https://guia.melhoresdestinos.com.br/igreja-de-sao-frei-pedro-goncalves-109-2227-l.html