Município: Areia – PB
Ano de construção: Início do século XVII
Embora não se tenha dados concretos, sabe-se que a Igreja do Rosário é uma das mais antigas da Paraíba e acha-se situada no centro da cidade de Areia, em frente a Praça Ministro José Américo de Almeida. Sua construção foi iniciada em meados do século XVIII (18), vindo a ser concluída somente no século XIX (19), no ano de 1886, com a chegada de uma verba de quatro contos de réis concedida pelo Governo da Província da Paraíba. Ainda em 1886 foi celebrada a primeira festa religiosa na Igreja do Rosário.
Segundo histórias relatadas e comprovadas por pessoas da cidade, a igreja foi construída com mão-de-obra dos escravos. De acordo com elas, os negros não podiam rezar na igreja matriz. A Igreja do Rosário passou algumas reformas, mas mesmo assim manteve a fachada, o altar e o interior, ambos construídos no estilo barroco.
O prédio, que faz jus a qualquer obra arquitetônica e é tombado como patrimônio histórico pelo IPHAN, a entrada é contemplada por uma escadaria que dá acesso à Igreja, em cuja fachada principal encontram-se três portas de forma arqueada e a lateral que dá aceso ao casarão do Sr. José Gondim. A porta do centro é um pouco mais alta que as laterais. Janelas também em número de três com grades de ferro forjado, à guiza de peitoril, dando para o coro, guarnecem-lhe a fachada encimada por um frontão com volutas e uma pequena cruz. Não possui torres.
A parte interna consta de uma nave única, coro simples, logo à entrada, com uma escadaria lateral que começa dentro da nave. Do mesmo lado um púlpito em madeira com ornato em relevo e uma cercadura do mesmo material ornada com delicados lavores.
O piso, originalmente em tijoleiras, foi substituído em época passada, por mosaicos. Somente o coro e uma espécie de sótão por trás do altar-mor são assoalhados. Na sacristia há somente uma pequena cômoda. Seu uso atual é apenas a prática de ofícios religiosos.
A reforma da igreja foi feita pelo o Grupo do Encontro dos Filhos e Apaixonados por Areia composto por moradores e não moradores da cidade de Areia que se comoveram ao ver a igreja abandonada, a reforma foi custeada a partir de doações e ajuda da prefeitura da cidade.
Fontes:
http://sertaodosbruxaxas.blogspot.com/2017/04/igreja-do-rosario-dos-pretos.html
http://trilhasdeareia.blogspot.com/2009/08/igreja-do-rosario.html
http://www.cidadedeareia.xpg.com.br/igreja_rosario.html