O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/08/2015

Ingrid Castro

Atriz, dançarina, diretora teatral e professora. Ministra oficinas de artes cênicas em comunidades de João Pessoa. Atua em espetáculos voltados para o público infantil.
Data de publicação: agosto 17, 2015

Naturalidade: João Pessoa-PB

Contato: (83) 8600-4570

E-mail: ingridcmoura@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/IngridCastroIngrid

Instagram: https://www.instagram.com/ingridcastrom/

Grupo Graxa de Teatro: http://www.paraibacriativa.com.br/artista/grupo-graxa-de-teatro/ 

Formação acadêmica: Licenciada em Educação Artística (1999-UFPB); Habilitação em educação artística-Representação Teatral (2004-UFPB); Mestrado em Artes pela Universidade Federal da Paraíba.

Atividades artístico-culturais: Atriz, dançarina, diretora teatral e professora.

Atividade- Exercício profissional: Professora de dança do Instituto Pessoense de Educação Integrada-IPEI, João Pessoa (2000); professora de dança do Centro de Educação Integrada-CEI-João Pessoa (1999 – 2000); Coordenadora de Artes Cênicas da Fundação Espaço Cultural (FUNESC-PB); Integrante do Grupo de Teatro Bigorna desde 1998; Integrante do Grupo de Teatro OsFoDiDarios- Grupo formado a partir da Especialização em Representação Teatral da Universidade Federal da Paraíba (2008-UFPB9.

Prêmios: Atriz coadjuvante-Mostra de Teatro para crianças (1999); Atriz revelação-Mostra de Teatro e Dança (1998); Indicação para melhor atriz do Cajazerart (2008).

Trabalhos/Teatro: Janelas Perfumadas(1998); O Último Verso (2001); Pedaços de Mim; Esperando Godot; Cordel da Paixão de Deus (2006); Jesus, Uma Paixão (2007), Paixão da Sagrada Família (2010); Greve de Sexo (2011); Flor da Paixão (2012)- codireção; Déjà Vu (2014);  Instruções para Ser Humano (2019), entre outros.

Principais apresentações/Dança: Contendança-Coreografia: Pensamentos, coreografia de Guilherme Schulz (2000); Dança Flamenco, professora e coreógrafa, Beatriz (2006); Grupo IPEI-Coreografia: Brasil Mostra tua Cara (2000); Balé Popular da UFPB, Varal, coreografia e direção de Maurício Germano.

Trabalhos/Audiovisual: Por Trinta Dinheiros, direção de Vânia Perazzo (2002); O Sonho de Inacim (2006); TV Escola – Minissérie: Geração Saúde 2 (2010); TV UFPB – Minissérie Ciência Aberta (2015); Curta metragem: Tessália (2017); Longa metragem: Ambiente Familiar (2018); Curta metragem: A Bolha (2019); Banco de Dados (em pós-produção).

Ingrid Castro iniciou sua carreira artística na dança, participando do Balé Popular da UFPB-Contendança, além de dirigir e coreografar diversos grupos de escolas onde lecionava. Estreou no teatro pelas mãos de Eleonora Montenegro em 1999, com “Janelas Perfumadas”. Como encenadora, teve sua primeira experiência em 2004, dirigida por Joevan Oliveira  no monólogo “Vozita”, de Umberto Eco.

Trabalhou como atriz com Duílio Cunha  em “Cordel da Paixão de Deus” (2006), com Humberto Lopes  em “Jesus, Uma Paixão” (2007); além de fazer parte do elenco da “Paixão da Sagrada Família”, em 2010, cuja proposta cênica foi do  Grupo Graxa de Teatro e teve direção geral de Antônio Deol e Cely Farias.

Objetivando se aperfeiçoar mais na arte Ingrid participou de vários cursos: Corpo Multifacetado, ministrado por Ana Cristina Colla – Lume – Núcleo de Pesquisa Teatral (2005-UNICAMP); O Ator e a Câmera, ministrado por Duaia Assumpção (2004);  Oficinas Itinerantes de Cinema  (2004); Introdução a  Coreologia-Técnica de Laban, Ministrado por Cláudio Lacerda (2000-VI Fenart), entre outros.

A atriz é sempre requisitada pelas agências de publicidade para campanhas locais e estreou no ano de 2004, em produções tele dramatúrgicas na TV Tambaú, com o especial “O Namorador”, de  Martins Pena, com direção de Everaldo Vasconcelos. Em 2010 participou com atriz da minissérie “Geração Saúde 2” para TV Escola.

Ingrid também trabalhou na organização de eventos culturais entre os quais: O MPB/SESC-Festival de Musica; Festival de Teatro Comunitário de SESC; Mostra de Dança do SESC e Projeto Parede Poética – 1997

Talentosa e eclética Ingrid Castro divide seu tempo em ministrar oficinas em comunidades de João Pessoa, dirigir artes cênicas, dançar, atuar e realizar participações em espetáculos voltados para o público infantil, como por exemplo, “Faz de Conta”, uma produção do Grupo Graxa de Teatro. A artista é  componente do Coletivo de Audiovisual Atuador desde 2017 e professora efetiva de arte da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Quando perguntada sobre seus trabalhos preferidos a artista respondeu que tem grande carinho pelo espetáculo “O Último Verso” (2001), dirigido por Eleonora Montenegro, e que fez parte de sua dissertação de mestrado. Foi o primeiro espetáculo com um longo processo de pesquisa, envolvendo grandes atores e profissionais da área. Mas absolutamente todos os espetáculos que fez foram experiências incríveis que formaram a atriz. O convite para integrar o Grupo Graxa de Teatro (2008), o qual faz parte até hoje, foi à consolidação do fazer artístico e a grande escola da artista.

Em 2020 com a pandemia do novo coronavírus a atriz contou que teve que se reinventar:  “A pandemia a princípio me “paralisou”. O Grupo Graxa tinha acabado de estrear um novo espetáculo “Instruções para Ser Humano”, e quando íamos começar a circular com ele, a pandemia nos tirou isso. Não só eu, mas como todos nós, tive que replanejar, e me reinventar. Aos poucos junto com outros atores do Grupo Graxa e com o Coletivo Atuador (grupo de pesquisa e prática do audiovisual) do qual também sou integrante, fui produzindo algumas obras de audiovisual, assumindo esse formato de videochamadas que o momento nos impôs, e dentro das limitações tecnológicas disponíveis. Uma experiência cheia de desafios e descobertas.”

Fontes:

Entrevista com Ingrid Castro por Ivanhia Kelly

http://www.teatropb.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=55&Itemid=51

http://teatropedia.com/wiki/Ingrid_Castro

 http://coletivoatuador.com.br/ingrid-castro/

https://www.facebook.com/IngridCastroIngrid/about_overview 

https://www.facebook.com/IngridCastroIngrid/photos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *