Município: Catolé do Rocha – PB
Ano de fundação: 2001
Contato: (83) 3441-1161
E-mail: contato@casadoberadero.org.br
Site: http://www.casadoberadero.org.br/index.html
Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoCulturalCasaDoBeradero
Instagram: https://www.instagram.com/casadoberadero/
O Instituto Cultural Casa do Béradêro é uma associação sem fins lucrativos que visa a formação de crianças e jovens entre 6 e 21 anos de idade através da educação musical. O projeto foi fundado pelo cantor Chico César, em parceria com sua primeira professora de música, a freira Iracy Barboza.
A iniciativa que deu vida à organização surgiu no ano de 1995, quando Iracy mantinha um trabalho musical no Colégio Francisca Mendes, para descobrir jovens cantores na cidade de Catolé do Rocha. A ação começou com o nome de Projeto Gente Que Encanta. No ano 2000, o sucesso das primeiras turmas levou à ampliação dos cursos e foi introduzido o ensino da flauta doce, violino e flauta transversal, além da formação de uma orquestra com a mesma denominação.
Em 2001, o trabalho se tornou uma Organização Não-Governamental (ONG). No mesmo ano, o cantor e compositor Chico César fez parceria com Iracy, transformando o Projeto Gente Que Encanta no Instituto Cultural Casa do Béradêro, em homenagem à musica que abre o primeiro disco do artista. Nesse período, uma das principais colaboradoras foi a coordenadora executiva do Instituto Ayrton Senna, Cenise Monte Vicente. O apoio para a consolidação da iniciativa veio também de pessoas ligadas ao terceiro setor e do médico Antônio Benjamin, responsável por doar o prédio onde foi instalada sua sede.
As atividades culturais tiveram início no ano de 2006, após um grande processo de reforma do espaço físico. A sede passou a contar com um estúdio de gravações e ensaios, salas para ensino musical, biblioteca, auditório, uma luteria onde são fabricados os instrumentos, sala de informática, teoria musical e de atividades recicláveis, entre outros ambientes.
A partir do ano de 2009, a associação recebeu o patrocínio da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, por meio de uma seleção que contou com quase quatro mil projetos inscritos por todo Brasil. Desde então, o Instituto Cultural Casa do Béradêro ampliou suas atividades. Professores do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começaram um trabalho de aprimoramento do ensino oferecido pela organização, além do desenvolvimento do curso de reciclagem e da integração de profissionais experientes nas áreas socioeducacional e cultural.
A instituição tem promovido a democratização do acesso à cultura e à qualificação profissional para milhares de crianças, adolescentes e jovens da Paraíba. Entre as atividades disponíveis estão os cursos de formação musical, teatro, dança, capoeira, artes plásticas, balé, audiovisual, reforço escolar, leitura, informática e aulas profissionalizantes de técnica de áudio em estúdio, todos oferecidos de forma gratuita e com os instrumentos disponíveis para os participantes.
As ações atendem às zonas rural e urbana da cidade de Catolé do Rocha e o acesso a elas é priorizado aos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além disso, são feitas apresentações da Orquestra Camerata para moradores da região, sempre de graça e em espaços públicos.
Formado por uma equipe de professores capacitados e que se aprimoram continuamente, o instituto já levou a iniciação musical e o ensino de música erudita para todas as escolas do ensino público e particular do município, por meio do projeto “Música nas Escolas”. Alguns dos alunos alcançaram destaque e integraram importantes grupos, como a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.
Chico César, um dos fundadores da instituição, comentou sobre seu trabalho no fortalecimento da iniciativa. “Continuo como incentivador, sei que sou uma referência positiva para os jovens que procuram o Instituto. Para onde vou, em minhas viagens pelo mundo inteiro, levo o nome do Béradêro como divulgador do projeto, mas também em busca de novas parcerias e de experiências que possam trazer novas luzes para gente”, contou.
Fontes:
Inventário/Entrevista/Paraíba/Criativa/Instituto/Cultural/Casa/Do/Beradero
http://www.casadoberadero.org.br/o-instituto
http://casadoberadero.blogspot.com.br