Naturalidade: Pombal-PB
Nascimento: 21 de agosto de 1968
Atividade artístico-cultural: cordelista
Formação: Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB
Facebook: Ione Severo
Instagram: @ionesevero
Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, na cidade de João Pessoa, Ione dos Santos Severo Formiga é especialista em Educação Cooperativa desde 2022, ela reside em Pombal na Paraíba e leciona Língua Portuguesa e Espanhol na rede pública estadual como professora efetiva da EEEFM Quilombola Amélia Maria da Luz (Pombal-PB) e na EEEFM Joana Ivonildes Bandeira (Pombal-PB). Desenvolve pesquisa sobre literatura popular e memória histórica com foco na poética de Leandro Gomes de Barros e projetos de cultura popular, cordel e educação. Desenvolve ações envolvendo a literatura africana e afro-brasileira, tendo atuado como Gerente Regional de Educação entre 2011 e 2019 na 13ª GRE/ SEE- Pombal-PB, sendo autora de livros com artigos acadêmicos entre os quais estão: Do popular ao erudito – 2013. Co-autora e organizadora dos livros: Cultura popular: literatura e educação – 2006/Editora da UFPB; Cultura popular: nas teias da memória- 2007, Editora da UFPB; Vertentes literárias – 2009- Ideia Editora-João Pessoa-PB; No desfolhar dos folhetos de cordel-2021/UNIFAP; Para além dos centenários: história, memória e representação em Pombal-PB/ 2021. Além disso, é cordelista. Alguns títulos de sua autoria:
- Como Cancão de Fogo e João Grilo lograram um padre e um delegado (2005) publicado no SESC cordel em Juazeiro do Norte.
- O imaginário de Leandro Gomes de Barros (2007) publicado em pombal em homenagem aos 100 anos de Leandro Gomes Barros.
Ione recebeu o prêmio “Educador transformador 2023” com o projeto “Oralidade e Escrita na Escola: ler, ouvir e recontar histórias desenvolvendo a aprendizagem”.
É Folheteira com a Banca de Cordel Canção de Fogo, um projeto de divulgação e venda de cordel que tem o objetivo de promover a circularidade do cordel nordestino para o país. A banca de cordel existe desde 2005 quando Ione começou a vender cordel na feira livre de Pombal, em sua residência, nos eventos em escolas, universidades, etc. e pelas redes sociais.
Quando o espaço é uma escola os professores preparam atividades de leitura e orientam com questões sobre a importância da literatura popular e o cordel. Os cordéis ficam a disposição de todos para ler e comprar quantos quiserem e fazer comentários sobre as narrativas. Conhecer novos poetas cordelistas e novos temas.
Foi curadora da 1ª Feira de Cordel Leandro Gomes de Barros, nas comemorações do sesquicentenário do poeta em 2015, na cidade de Pombal-PB. A cordelista também é a idealizadora e coordenadora da “Cordelteca Leandro Gomes de Barros”, um projeto itinerante de incentivo à leitura de cordel em Pombal – PB, que desenvolve seu trabalho desde 2015.
Ione Severo participou do lançamento do edital de culturas populares, na Edição Leandro Gomes de Barros, Ministério da cultura, em Brasília – DF em 2017, sendo a idealizadora e coordenadora do “Projeto Rodas de Leitura” na EEEFM Quilombola Amélia Maria da Luz em Pombal – PB, assim como dos eventos Piquenique Literário e Sarau Cultural.
Em sua trajetória conta ainda com a participação como escritora no Encontro Literário-2023 e é idealizadora e Coordenadora do “Projeto Mar de Leitura”, projeto que visa fomentar a leitura na escola e está sendo desenvolvido desde julho de 2023 na EEEFM Joana Ivonildes Bandeira, em Pombal-PB, visando desenvolver o hábito da leitura e o conhecimento literário nos alunos do 6º, 7º e 8º ano do EF. Os encontros do projeto acontecem a cada segunda-feira, ou seja, são encontros semanais organizados na biblioteca da escola.
O Projeto Clube da Leitura, também de autoria de Ione, é um projeto de incentivo à leitura desenvolvido em agosto de 2023 na EEEFM Quilombola Amélia Maria da Luz em Pombal-PB, visando desenvolver a leitura prazerosa nos alunos e estimular o surgimento de jovens leitores. Esse projeto está sendo desenvolvido na turma do 1º ano do EM e os encontros acontecem às sextas feiras, onde os alunos escolhem o livro que querem ler e após a leitura realizam uma roda de conversa.
A Cordelteca já teve reportagem exibida pela Tv Cabo Branco sobre a importância de Leandro Gomes de Barros para a cultura nordestina e também pelo Globo Rural em comemoração aos 30 anos do programa em 2010.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
PORTFÓLIO Ione dos Santos Severo Formiga https://lattes.cnpq.br/7562444233649560
https://www.youtube.com/watch?v=3v1azeAGjQA
https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_cultura/noite-da-literatura-paraibana-chega-ao-sertao