O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 27/12/2016

Isabel Barbosa

A soprano paraibana é radicada na Itália e já se apresentou em importantes teatros europeus. Foi a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano.
Data de publicação: dezembro 27, 2016

Naturalidade: Esperança – PB / Radicada na Itália

Nascimento: 5 de fevereiro de 1971

Formação: Graduação em Educação Artística com habilitação em Música (1995) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Graduação (2007) e Mestrado (2010) em Canto Lírico pelo Conservatório Luigi Cherubini (Itália).

Atividades artístico-culturais: Cantora lírica

Facebook: https://www.facebook.com/isabel.barbosa.359

Isabel Barbosa nasceu em uma família de poucos recursos. Ainda criança foi adotada e passou a viver em João Pessoa. Seu interesse pela música clássica começou aos cinco anos de idade quando estudava piano e violino em um curso na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Naquela época, atuou como violinista nas Orquestras Sinfônicas da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A partir desses primeiros contatos conheceu o canto lírico e passou a enveredar por novos caminhos. Em 1995, formou-se em Educação Artística, com habilitação em Música pela UFPB.

Dona de uma belíssima e impressionante voz, Isabel iniciou os estudos de canto lírico com Tika Porto, em João Pessoa. Foi na capital paraibana onde se apresentou pela primeira vez no espetáculo “Vesperaes Solennes di Confessore”, obra de Mozart, regida pelo maestro Eleazar de Carvalho, em 1991, no Teatro Paulo Pontes.

Após a apresentação, a Paraíba se voltou para o canto lírico representado por Isabel. A artista, desde então, buscou cada vez mais aperfeiçoar sua voz e a técnica. Foi para Recife, em Pernambuco, onde iniciou suas aulas em um curso com o barítono alemão J.M. Kranzle.

No ano 2000, Isabel Barbosa foi a única brasileira aprovada para ingressar na Escola de Música de Fiesole, na Itália. Para angariar recursos para essa viagem ao país europeu, participou do “Concerto Paraíba, Gente Nostra”, da TV Cabo Branco, afiliada da Rede Globo, em João Pessoa. Nos Estados Unidos, estudou na Westminster Choir College, com Marvin Keenze.

Em 2007, a cantora graduou-se em Canto Lírico e concluiu, em 2010, o Mestrado na mesma área no Conservatório Luigi Cherubini de Florença, sob a orientação da maestrina B. Pecchioli.

No ano de 2009, Isabel Barbosa tornou-se a primeira cantora lírica brasileira a participar da Accademia Festival Pucciniano, na Itália, importante instituição de aprofundamento da interpretação das obras do compositor Giacomo Puccini.

Em 2010, a soprano veio ao Brasil e foi solista do concerto “Uma Noite Com a Ópera”, sob a regência do maestro Marcos Arakaki a frente da Orquestra Sinfônica da Paraíba. A apresentação teve como palco o Cine Teatro Banguê, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. No repertório, interpretou árias italianas e francesas como “Je veux vivre”, de Gounod, “Oh! Mio babbino caro”, de Puccini e “Vorrei spiegarvi il giubilo”, de Rossini.

No ano de 2011, Isabel Barbosa realizou o recital “Nuances del Bel Canto”. A apresentação aconteceu em um dos mais importantes teatros da Itália, o Signorelli de Cortona. No espetáculo, a paraibana foi acompanhada pelo pianista Gianni Fabbrini. O consagrado barítono alemão Johannes Martin Kranzle também subiu ao palco para cantar ao lado da artista. A soprano interpretou árias do repertório italiano como “La regata veneziana”, de Gioachino Rossini, “Oh! Mio babbino caro”, de Giacomo Puccini, “Merce dilette amiche”, de Giuseppe Verdi, entre outras.

Em 2012, voltou a estrelar nos palcos italianos, dessa vez no Teatro Comunale Garibaldi, na cidade de Figline Valdarno. A paraibana interpretou a protagonista Margherita da obra “Magnificat RV 610”, de Vivaldi. No mesmo ano, se apresentou no Teatro Comunale Citta Della Pieve. No recital intitulado “Não Sou Nada” havia poesias extraídas das obras literárias de Fernando Pessoa e música do compositor italiano Riccardo Riccardi. Esse trabalho foi escrito especialmente para Isabel.

Ainda em 2012, em uma passagem pelo Brasil, apresentou um recital de canto lírico no espetáculo de abertura da 37ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande.

No ano de 2014, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a homenageou com a entrega da Medalha Epitácio Pessoa, a mais importante honraria da Casa, durante sessão solene realizada no Solar do Conselheiro, na capital. Na mesma época, se apresentou junto com a Orquestra Sinfônica de João Pessoa em um concerto erudito no auditório da Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes.

Em 2015, recebeu o título “Artista Castelfranco Piandiscò”, na sala Comunale Castelfranco Piandiscò, na província de Arezzo, na Toscana, Itália. A honraria foi concedida pelo prefeito local, Enzo Cacioli, em reconhecimento ao trabalho artístico-cultural da soprano Isabel Barbosa.

Ainda no ano de 2015, esteve no Brasil para gravação do seu primeiro trabalho solo, o CD intitulado “Terra Brasilis”. O disco enaltece a riqueza rítmica da música folclórica brasileira, através do estilo harmônico refinado de renomados compositores eruditos, como Ary Barroso, José Siqueira, Waldemar Henrique e Alberto Nepomuceno. A obra contou com arranjos do músico Alexandre Gismonti.

A trajetória de vida e profissional da soprano Isabel Barbosa inspiraram um projeto de filme documentário, que está sendo desenvolvido pela produtora Eliro Produções, na Paraíba, ainda sem data para ser lançado.

Fontes:

http://jeftenews.blogspot.com.br/2010/10/cantora-lirica-nascida-em-esperanca-e.html

http://www.rcvips.com.br/turismo-rogerio-almeida/cantora-lirica-paraibana-isabel-barbosa-recebe-titulo-de-reconhecimento-na-italia

http://www.al.pb.gov.br/14301/alpb-concede-medalha-epitacio-pessoa-cantora-lirica-isabel-barbosa.html

http://www.concertino.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=997:agenda-mu

http://brejo.com/2012/07/20/mais-de-dois-meses-e-rc-ainda-nao-nomeou-o-novo-reitor-da-uepb

https://joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb/?p=5599

http://www.projetomusical.com.br/concertos/index.php?pg=20_05_01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *