O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 22/07/2024

Isabelle Azevedo

Violoncelista.
Data de publicação: julho 22, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Patos-PB                                              

Atividade artístico-cultural: violoncelista                                                 

Formação Acadêmica: Graduação em Música – Instrumento/Canto pela UFPB (2014-2018); Mestrado em Música pela UFPB (2019-2021)

Participação em Instituições Musicais: Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (2016-2018); Fraternidade Espírita Allan Kardec (2017); Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (2018); Orquestra Sinfônica da Paraíba (2019); Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (2019-2022)

Premiações: International Classic Web Competition 2021, Associazione Musicale Dionisio (2021)

Facebook: https://www.facebook.com/isabelle.azevedo.129 

Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Isabelle Azevedo iniciou seus estudos na música aos 8 anos, recebendo aulas de violão e aos 12, quando se mudou de Patos, para João Pessoa, iniciou no violão erudito. Ao assistir um solo de violoncelo durante uma apresentação de um concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, quando tinha 15 anos, se encantou com a sonoridade do instrumento. Como o instrumento possuía um valor alto, precisou recorrer a um violoncelo emprestado da Orquestra Sinfônica Infantil, que foi oferecido pela maestrina Norma Romana, que marcou muitos jovens musicistas da Paraíba. 

Na época entre seus 16 e 17 anos de idade, necessitava vincular a música com os estudos do ensino médio. Ainda havia muitas dúvidas sobre qual vestibular prestar, se faria música ou algum curso da área de saúde. Seu primeiro vestibular foi prestado para Odontologia, em que foi aprovada, mas logo desistiu e percebeu que queria fazer Música. A partir daí, precisou se esforçar e se dedicar 100% na música e na preparação para o vestibular. Por ter uma forma de seleção diferente, o vestibular para Música exigiu de Isabelle uma rotina intensa de estudos. 

Isabelle confessou  que sempre desejou por vivenciar o universo da  Música, mas que  ficou com dúvidas por qual caminho escolher  por conta das dificuldades enfrentadas por essa classe de profissionais. Pois a  música sempre esteve presente em sua vida, desde a sua infância. Quando estava chegando perto do ensino médio e do vestibular, começou a planejar qual rumo  gostaria de tomar. Sua decisão inicial de não fazer Música veio pelo receio da ausência de valorização dessa profissão e o medo de não conseguir área para atuar profissionalmente. Acabou se forçando a ir para outra área, mas  precisou enfrentar seu medo de fazer aquilo que realmente tinha vontade. Era um desejo constante dentro de si que não a deixava renunciar ao violoncelo.

A instrumentista contou que sua família sentiu uma imensa alegria quando ela desistiu do curso de Odontologia, já que sempre contou com o apoio de seus familiares, a permitindo  escolher qual rumo tomar, mas no fundo eles esperavam que  decidisse por Música logo de início. Apesar de ser o que ela mais sonhava, a faculdade de Música também virou alvo de questionamentos e dúvidas em alguns momentos da vida de Isabelle. Também precisou lidar com os medos e a insegurança de não conseguir espaço no mercado de trabalho. Tornou-se  aluna no curso de Bacharelado em Música com habilitação em Violoncelo, concluído em 2018. 

Posteriormente fez o Mestrado em Música sob orientação do professor Felipe Avellar de Aquino, onde desenvolveu uma pesquisa sobre o compositor José Vieira Brandão. Em 2021 Isabelle conquistou o 1° lugar no prêmio na categoria Música de Câmara da competição de música clássica International Classic Web Competition realizada pela Associazione Musicale Dionisio, da Itália. Com a orientação de Felipe Avellar, Isabelle se apresentou no concurso em forma de duo camerístico de violoncelo e piano, com o pianista paraibano Glauco Fernandes (egresso da UFPB), em uma interpretação de repertório dedicado a Ludwig van Beethoven.

Isabelle acredita que a educação não deve se limitar somente às disciplinas  tradicionais, mas a também deve se aprofundar em outros diversas áreas do conhecimento, como a música. pois, a música clássica, por exemplo, é vista como algo inacessível e com os poucos projetos voltados para essa área deveriam ser mais popularizados. Os estudos na área de música trouxeram muitas realizações para ela, como ter feito parte da Camerata Parahyba. 

Fontes:

https://portalcorreio.com.br/especiais/jovem-troca-odontologia-por-musica-faz-mestrado-e-e-premiada-na-italia/

https://institutoculturalparaiba.com/isabelle-azevedo/

https://www.escavador.com/sobre/197380399/isabelle-sousa-azevedo

https://www.portalt5.com.br/noticias/paraiba/2021/07/289193-aluna-da-ufpb-conquista-1o-lugar-em-competicao-internacional-de-musica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *