Naturalidade: João Pessoa -PB
Nascimento: 13/08/1994
Atividades artístico-culturais: Escritora
Formação acadêmica: Letras – Inglês (graduação, UFPB), Literatura (mestrado, UFPB, em andamento).
Instagram: https://www.instagram.com/iquintiere/
Isabor Meneses Quintiere é uma escritora de literatura fantástica (realismo mágico, ficção científica e terror) de João Pessoa. Seu interesse pela literatura começou antes mesmo da sua alfabetização, pois sempre foi muito estimulada por uma família que lia muito, em especial a avó que criou ela.
Na infância, a imaginação precisava ser canalizada de alguma forma e essa saída foi a escrita. Desde que aprendeu a escrever, ela passou a juntar folhas de papel em formato de livros e escrevia suas próprias histórias, junto com a capa, contracapa e inventava suas editoras. Esses momentos decidiram por ela seu futuro, hoje esses livros ainda estão guardados em algum lugar da sua casa.
“Quando a literatura é algo que exerce tanto fascínio sobre você por tanto tempo, acho que é quase inevitável você acabar se arriscando na produção literária, e às vezes isso cresce e ganha dimensões ainda maiores na sua vida. Aí não dá pra fugir de ser escritora”, explica Isabor.
Esses mesmos livros improvisados, também ganharam prêmios imaginários: “Até fazia de conta que o livro tinha ganho prêmios (risos)”, contou Isabor. Os prêmios imaginários viraram prêmios verdadeiros depois do seu primeiro livro publicado. A Cor Humana foi lançado em 2018 pela Editora Escalares e é uma coletânea de 10 contos. Na obra, o conto Madre, venceu o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2019, na categoria Terror.
Hoje, quem inspira a escritora são outros autores contemporâneos, especialmente da Paraíba, e mais especialmente ainda, autoras paraibanas.
“Quando a gente olha pra dentro do nosso estado e da nossa região, do Brasil no geral, o que descobrimos é um mundo vasto de literatura. Você sente que pertence e que há muito o que descobrir e, também, o que produzir.”
A escritora também já participou de uma coletânea de contos e poemas, chamada F! de verdade, do site LiteraturaBr. Para o próximo ano (2021), há previsão do lançamento de uma HQ de terror, chamada “Jogo de Sombras”, que se passa no brejo paraibano durante um apagão, escrita por ela e ilustrada por Gabriela Gullich.
Fonte: entrevista com a Isabor Quintiere por Grace Vasconcelos