O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 15/07/2024

Isac Vieira

Artista Plástico.
Data de publicação: julho 15, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Alagoa Grande-PB                                                  

Atividade artístico-cultural: artista plástico                                                  

Facebook: https://www.facebook.com/isac.vieira.731                                        

Instagram: @isacvvieira

Isac Vieira é natural de Alagoa Grande, município localizado na região do brejo paraibano, mas vindo a morar na cidade do Recife com apenas cinco anos de idade, onde sempre possuiu o talento para para as artes do da gravura e pintura, trabalhando por bastante  tempo  como Retocador de Negativo no Foto Globo, pertencente ao seu pai. Após sair do Foto, dedicou-se por tempo integral às artes plásticas e nos dias de hoje seus trabalhos são divulgados por todo  o país e e também no exterior. No ano de  1982 fez parte do concurso no Colégio de Artes Calustrg Rubstain no Rio de Janeiro, tendo um de seus quadros selecionados. Em 1989 se apresentou no Salão de Artes Contemporânea de Pernambuco, com três trabalhos selecionados. Esteve também presente na  Segunda Semana de Artes dos Correios e Telégrafos Brasileiro, em comemoração aos 330 anos da instituição. 

Em 1993, fez parte da  exposição na Rodrigues Galeria de Artes (coletiva), sendo homenageado pelo poeta Homero do Rego Barros com o poema “Nesta casa um Artista Popular, Isac o Pintor”. Em 1994 ministrou aulas de artes para funcionários da FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Em 1996 obteve o reconhecimento de suas obras pela Universidade de Lisboa em Portugal. Aquisição de suas obras por grandes artistas, tais como: Paulo Autran, Vera Ficher, Carlinhos de Jesus, Glória Pires, integrantes da banda Mamonas Assassinas, (retratos admirados pelos pais). Em 1997 expôs na Galeria Lula Carodso Ayres em Pernambuco. 

Em 1998 obteve o prestígio do Dr. Francisco de Assis (Sr. Six) com a aquisição de várias obras. Em 2000 fez parte  da mostra em homenagem aos 500 anos do descobrimento  do Brasil, na Rodrigues Galeria de Artes no Recife. Em 2004 atuou na Coletiva no Museu do Estado em Homenagem a restauração Pernambucana. Teve obras apreciadas e adquiridas por admiradores de diversas partes do mundo. Em 2007 teve  obra adquirida pelo Instituto General San Martin (Buenos Aires – Argentina) tendo o quadro exposto permanentemente na instituição.

Em 2008 teve diversas obras obtidas pelo reitor (Sr. Clemente Ivo Juliatto) da PUC-PR (Universidade Católica do Paraná). Pintor exclusivo do Conselho Tutelar de Cultura de Pernambuco, da Associação dos Delegados de Pernambuco e da Universidade Rural de Pernambuco. Todavia, sua pintura impressionista vai muito além dos originais retratos acadêmicos e impressionistas, sua criação artística ainda apresenta energia e um enigmático imaginário na criação das faces femininas  de beleza ímpar e num Recife vibrante e esplendoroso, colorido, cuja sua importância no cenário  cultural desabrocha como uma flor em suas telas com a delicadeza  de seus contornos espatulados.

Fontes:

https://www.facebook.com/casaculturalvillaritinharecife/photos/a.1023024417767797/1831019780301586 

https://rodriguesgaleria.com.br/categoria/artistas/isac-vieira-pb/

https://agendaculturaldorecife.blogspot.com/2020/10/exposicao-luzes-do-impressionismo-ganha.html

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2021/02/casa-da-cultura-inaugura-exposicao-impressionista-nesta-semana.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *