Pesquisa e texto: Jielida Carla
Naturalidade: São João do Rio do Peixe – PB
Nascimento: 20 de agosto de 1946 // Falecimento: 17 de janeiro de 2001
Atividade artístico – cultural: Artista plástico
Itamar Fernandes Dantas nasceu em 20 de agosto de 1946, em São João do Rio do Peixe, Paraíba, Brasil. Seu pai, Laurentino Fernandes Dantas, tinha 39 anos, enquanto sua mãe, Libânia Dantas Pinheiro, contava com 35. Ele faleceu em 17 de janeiro de 2001, em Grajaú, Maranhão, aos 54 anos.
Portador de distrofia muscular progressiva, Itamar se mudou para Grajaú em 1966 em busca de tratamento, onde passou a viver e a produzir suas obras. Suas criações incluem pinturas e artesanato, com forte influência da cultura indígena, o que confere grande valor cultural a seus trabalhos. Algumas de suas obras estão expostas na Biblioteca Municipal de São Luís, Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), em sua casa em Grajaú e na catedral local.
Dantas utilizou diversas técnicas artísticas, como nanquim, aquarela, pastel e pintura a óleo, entre outras. Além de seu compromisso familiar, ele se dedicou a causas sociais, promovendo, por cerca de três anos, um projeto que visava capacitar mulheres carentes na confecção de artigos de decoração pintados ou bordados. Também foi patrono da Academia Grajauense de Letras, ocupando a cadeira de número 21.
Fonte:
https://ancestors.familysearch.org/en/LRXJ-H14/itamar-fernandes-dantas-1946-2001
https://pt.wikipedia.org/wiki/Itamar_Fernandes_Dantas
https://www.wikiwand.com/pt/articles/Itamar_Fernandes_Dantas