Naturalidade: Bananeiras – PB
Nascimento: 1935 // Falecimento: 2020
Atividade artístico-cultural: escritor
Atividade Profissional: professor
Obras Literárias: Revolução Interrompida – a Escola Pública Que Queremos (2000); A Paraiba No Seculo Xx – Estudos Sobre Argemiro De Figueiredo E Octacilio Queiroz (2002); Nas Veredas De Um Andarilho – Bananeiras Educação E Cultura (2003); Contos Que Conto e Outras Histórias (2014); Caminhar Pé No Chão (2020)
Cargos Públicos: Secretário da Educação do governo Ronaldo Cunha Lima, Pró-Reitor de extensão e assuntos comunitários da UFPB
O professor Iveraldo Lucena era natural de Bananeiras, município da região do Brejo paraibano, e foi secretário da Educação do governo Ronaldo Cunha Lima, pró-reitor de extensão e assuntos comunitários da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Iveraldo Lucena foi docente do Departamento de História do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa. Ele incentivou a criação dos núcleos culturais e também trabalhou para que a extensão universitária tivesse ações em todos os espaços da UFPB.
Ele também se destaca pela produção literária e acadêmica, foi autor de livros como “Contos que conto e outras histórias” e “Nas veredas de um andarilho – Bananeiras Educação e Cultura”. Iveraldo faleceu no dia 7 de julho de 2020, aos 85 anos de idade, ele estava internado em um hospital particular em João Pessoa para tratamento contra um câncer de pâncreas e havia desistido de se submeter ao tratamento sendo mantido sedado. Iveraldo era pai do ex-presidente e ex-diretor da ADUFPB (Associação dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba), Ricardo Lucena, e também da ex-prefeita do município do Conde, Márcia Lucena, A morte foi confirmada por Márcia, em suas redes sociais. “Meu pai morreu fisicamente agora! Estava, a seu pedido, sedado desde ontem e hoje, como um bom andarilho, parte para sua nova caminhada, do jeito que ele gostava, em uma trilha desconhecida. Vai cheio de amor e verdade!” comentou Márcia em sua publicação.
A Universidade Federal da Paraíba, por meio do Gabinete da Reitoria, lamentou a perda do professor aposentado, também por meio de suas redes sociais, Márcia explicou que a família decidiu por uma cerimônia fechada para não expor as pessoas presentes no velório aos riscos da pandemia de covid-19.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://www.blogdoandersonsoares.com.br/2020/07/luto-morre-pai-da-prefeita-de-conde-marcia-lucena/