O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 09/08/2022

Ivo Limeira

Ivo Limeira é licenciando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, compositor e músico. Ele é natural e reside na cidade de João Pessoa- PB. 
Data de publicação: agosto 9, 2022

Naturalidade: João Pessoa – PB

Nascimento: 15 de março de 1999

Atividades artístico-culturais: músico e compositor

Formação: estudante de licenciatura em música pela Universidade Federal da Paraíba

Instagram: https://www.instagram.com/ivolime/ 

Youtube: https://www.youtube.com/user/jeansnblues 

Ivo Limeira é licenciando em Música pela Universidade Federal da Paraíba, compositor e músico. Ele é natural e reside na cidade de João Pessoa- PB. 

O entrevistado relata que o primeiro contato com a música é de difícil recordação já que sempre esteve inserido no meio musical. Os seus pais quando criança participavam de um coral, no qual ele sempre estava nos ensaios e relembra da experiência ao tocar percussão com latinhas aos 4 anos de idade.

Ao falar sobre sua relação com a cultura, ele conta que vem de uma família incorporada com a música, a começar com o seu avô, Pedro Santos que era maestro e fez trilhas sonoras para o cinema novo paraibano da década de 60, a sua avó era escritora, sua mãe compositora e por fim, o seu pai é escritor e grande incentivador dele na arte. A música paraibana possui grande relevância em sua formação através do que os seus familiares ouviam. Além disso, conta outras experiências, como as aulas com o músico Cristiano Oliveira que abriu os seus olhos e ouvidos para a música instrumental e improvisação; apresentações de dança e teatro pelos grupos Tribo Éthnos e o SerTão Teatro, no segundo grupo o espetáculo intitulado Flor de Macambira o marcou pela atuação e a relação da música e teatro colocada ali.

Dentre os projetos que possui participações estão algumas bandas como: Bicho-grilo e Flor de pedra. Para ele, a sua passagem na banda Bicho-grilo possui um significado especial pelo processo de composição e gravação terem sido lúdico e experimental. 

Na época entre 16 a 17 anos, a ideia de compor, arranjar e gravar dentro de um quarto era totalmente deslumbrante. A convivência com os membros da banda, em especial com Pedro Francisco (guitarrista, vocalista e o principal compositor da banda) e com Lucas Wanderley (Flautista) foi um aprendizado gigante pra mim”, ressalta o músico.

Cita que a característica mais notável de Flor de pedra era a defesa de composições com ritmos nordestino “aprender a me posicionar naquela massa sonora, no meio de músicos mais maduros também foi um aprendizado absurdo”, isso porque a banda utilizava os ritmos Ijexá e o Maracatu em suas composições e o artista teve como desafio encaixar a guitarra nesses ritmos.

“Tive grande ajuda nesse processo e destaco a influência de Rhuan Pachêco que além de ser um grande baixista, já apresentava muita maturidade em relação aos arranjos, presença de palco e a própria concepção estética da banda”, diz o artista.

O músico é estudante de Licenciatura em música pela UFPB, atua como professor de música e está com o projeto da banda Tamandueira em andamento com composições suas e do guitarrista João Yor. A banda também conta com o flautista e pifeiro Lucas Wanderley, o baterista Rodrigo Amaral e o baixista Lucas Farias.

Jaqueline Rodrigues

Fontes: 

Entrevista com Ivo Limeira realizada por Jaqueline Rodrigues.

Fotos: 

Imagens retiradas do Instagram – @ivolime