Naturalidade: Mauá-SP/ Radicada em Cajazeiras- PB
Nascimento: 18 de fevereiro de 1999
Atividades artístico-culturais: Cantora e musicista
Instrumentos: Sanfona, violão e teclado
Atividades exercício-profissionais: Professora de Acordeon, canto e teoria musical
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UConxC2c2zMA4H3SyfpLO_IQ
Instagram: https://www.instagram.com/bellaraiane/
E-mail: izabellaraianecz@hotmail.com
Izabella Raiane Ferreira de Sousa nasceu em 18 de fevereiro de 1999, em Mauá-SP e foi naturalizada na cidade de Cajazeiras, sertão da Paraíba. Ela diz que se considera paraibana. Desde criança gostava de mexer com instrumentos musicais, e brinca, dizendo que sua relação com a música está até no DNA, afinal, ela veio de uma família cheia de músicos, suas inspirações sempre foram o seu pai e os seus avós que tocavam pifano e fole de oito baixos, na igreja, aos 10 anos ela já tocava violão e teclado na igreja e também participava de bandas e fanfarras na escola.
Música para ela é uma coisa muito grande e ampla, é fé, é uma expressão cultural e uma forma de expressar o que ela sente, o que pensa, o que ela não consegue falar, ela expressa através do som. Uma ferramenta para trabalhar, para transmitir sentimentos, alegria, tristeza.
A musicista ingressou no curso de licenciatura em música na UFPB em 2017, que foi onde descobriu a área da docência e se diz cada vez mais apaixonada pelo curso e pelo aprendizado. Além de amar tocar e cantar, também ama ensinar. E diz que na música ela se encontra como pessoa e como professora. Apesar de nunca ter imaginado que essa seria a sua fonte de renda, decidiu se dedicar a música como trabalho porque era o que a fazia plena e é o que ela iria fazer com mais empenho, inicialmente estudava violino, então foi pra sanfona, começou a ter mais oportunidades em tocar em casamentos, bailes e festas.
Seu trabalho fala muito sobre a cultura e a história dela, gosta muito de forró, da origem sertaneja, do homem do campo que vai para a cidade, da natureza, fala muito também sobre amor e paixão, a musicista diz que gosta muito de músicas que tratam desse tema.
Suas maiores influências, além de seu pai e seus avós, são grandes artistas que são nomes na música, principalmente do forró: Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Marinês, Sivuca, Oswaldinho, entre outros. Ela escuta e se inspira muito também em Lucy Alves, que é uma mulher que representa toda a cultura do Forró, entre outros nomes, Izabella ouve muito Elba Ramalho, e também outros artistas que não fazem parte do forró: Fagner, Ritch e também músicas internacionais, que ela gosta muito.
A musicista toca num Trio Pé de Serra, que é o Forró Porta do Sol, toca também em bailes quando o pessoal a chama para fazer Free Lancer, e acaba sendo uma renda extra. Izabella também faz parte da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, uma orquestra que conta com um repertório nordestino. Além disso ela integra a Orquestra de Violões da Paraíba, um projeto da Universidade Federal da Paraíba. Bella também toca todos os dias na Praia do Jacaré e dá aulas de Acordeon em formato on-line, fomentando a cultura do forró.
Em 2021, participou do projeto “Só Elas”, da TV Globo, como sanfoneira da banda base. Tocando com Solange Almeida, Elba Ramalho, Lucy Alves e Nanara Bello.
Fonte: Entrevista do portal Paraíba Criativa com Bella Raiane feita por Denis Teixeira.