Naturalidade: Junco do Seridó – PB
Nascimento: 1959
Atividades artístico-culturais: Cantor e Compositor.
Estilo Musical: Xote, baião, xaxado, frevo e forró.
Principais apresentações: Forró Fest; Maior São João do Mundo, entre outros.
Discografia: LP Jairo Madruga; Jairo Madruga – Balanço do Planeta 1993 – Disco de Vinil; CD Jairo Madruga – 100 anos de Luiz Gonzaga; entre outros.
Prêmios: 1º Lugar no Forró Fest 2014.
Instagram: https://instagram.com/jairomadrugaofc
Youtube: https://www.youtube.com/user/Eusouparaibano
Jairo Madruga mudou-se para Campina Grande-PB ainda criança. Ganhou o apelido de Madruga porque tocava durante as madrugadas. Suas raízes estão intimamente ligadas aos festejos juninos e aos carnavais de rua. Era o artista quem abria todos os anos, os 30 dias de forró desde que começou “O Maior São João do Mundo, em 1984, na cidade de Campina Grande – PB.
O cantor era o responsável por embalar o hino ‘Olha pro céu’ (música do mestre Luiz Gonzaga) que dá o verdadeiro pontapé da festa e faz todo mundo ficar ligado no show pirotécnico que ilumina o céu da cidade.
Jairo Madruga destacou “Eu faço isto porque amo e respeito o Parque do Povo. Ensaio e me preparo todos os anos e trago sempre outras músicas para esquentar a noite”.
O artista recorda “Teve tempo em que eu pagava a banda do meu bolso sem receber nada só para participar da abertura deste São João porque se tornar a voz oficial da festa de Campina mudou minha vida. Aonde eu vou às pessoas pedem para cantar ‘Olha pro céu meu amor’ e eu sou pé quente porque a festa da nossa cidade pegou mesmo”, comemorou.
No entanto em 2017, após 34 anos, o cantor foi substituído por uma produção que sincronizava a interpretação da composição de Luiz Gonzaga – que virou hino do evento – com a queima de fogos que marca o início da festa.
Considerado um dos maiores talentos da história musical da Paraíba, Jairo Madruga é também um dos fundadores da Festa do Bode Rei na cidade de Cabaceiras, Cariri Paraibano. Jairo declara com ousadia “Eu fui o primeiro cantor a fazer um arrastão de forró no país, dentro do Bode Rei”.
O cantor já lançou doze álbuns, entre LPs e CDs, sendo “Forró Folia II” (Lançado em 2015) o trabalho mais recente. Com a canção ‘No céu também tem forró’ ganhou o primeiro lugar no Forró Fest 2014. A canção interpretada por Jairo Madruga na edição 2014 é criação de Fábio Smith.
Jairo Madruga é reconhecido no Nordeste como um dos nomes mais lembrados quando o assunto é divulgar o forró da Paraíba. É conhecido também como o idealizador do ‘Forró Folia’, um ritmo contagiante, moderno e eletrizante que já agitou muitos forrozeiros pelo mundo afora.
Com um show que dura aproximadamente duas horas, o artista chama a atenção ao usar trajes estilizados e coloridos, e surpreender ao misturar no repertório os clássicos do forró (Luiz Gonzaga, Elba Ramalho e Dominguinhos) com a pegada brega e chique da música romântica (Amado Batista, Reginaldo Rossi e Roberto Carlos).
Autor de várias canções, Jairo Madruga diz se orgulhar do que faz, porque tem recebido o reconhecimento do público que o assiste por onde tem passado. Alguns hinos, como o da cidade de Santa Luzia, da Festa do Bode Rei, em Cabaceiras, são de sua autoria. Jairo chegou a gravar com Luiz Gonzaga quando o rei do baião já estava de cadeiras de roda no penúltimo show da sua vida, que foi em Campina Grande.
Fontes:
http://www.grandecampina.com.br/2013/06/cultura-ha-30-anos-o-cantor-jairo.html
https://festarmuito.com/madruga-nao-canta-mais-o-hino-na-abertura-do-maior-sao-joao/