O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 17/09/2024

João Assis Meira Filho

Jornalista, Radialista e Político.  
Data de publicação: setembro 17, 2024

Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos

Naturalidade: Taperoá-PB                                                    

Nascimento: 24 de outubro de 1922 // Falecimento:  8 de junho de 2008

Atividade ofício-profissional: Jornalista, Radialista e Político                      

Cargos Públicos:  primeiro senador eleito do Distrito Federal (1986)              

Trajetória Radialista: Locutor oficial da Presidência da República no governo de Juscelino Kubitschek; Programa do Meira; Voz do Brasil;  Rádio Nacional de Brasília 

João Assis Meira Filho foi um jornalista, radialista e político paraibano, natural do município de Taperoá. Voz que cravou a inauguração da atual capital federal, homem decidido, que deixou Taperoá. Da infância sofrida falava pouco, tampouco dos tempos de curso de jornalismo no Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Rádio Nacional de Brasília e primeiro apresentador de programas de auditório na emissora, no final da década de 1950. Locutor oficial da Presidência da República no governo de Juscelino Kubitschek, Meira Filho apresentou também, durante 15 anos, o Programa do Meira. Com a popularidade conquistada na sua atividade de radialista, construiu sua base eleitoral no então PFL.

Mudou-se para Brasília em 1958, tornou-se Sócio-fundador do Clube dos Pioneiros de Brasília. Recebeu mais de 50 medalhas e condecorações pelos serviços prestados ao Distrito Federal. Foi locutor da Voz do Brasil por 35 anos. Foi ele quem transmitiu, ao vivo, pela televisão, a solenidade de inauguração de Brasília, em 1960. Com cerca de 130 mil votos, Meira Filho foi o primeiro senador eleito do Distrito Federal, em 1986, pelo PMDB, que não possuía outro cargo político, nem antes nem depois.

Senador constituinte, integrou a primeira bancada eleita pelo Distrito Federal – ao lado dos ex-senadores Maurício Corrêa e Pompeu de Sousa – no período da redemocratização do país. Na sua atuação parlamentar (1987-1995), Meira Filho destacou-se pela preocupação com questões sociais e especialmente com problemas urbanos. Entre os projetos que apresentou, está o que tinha por objetivo tornar obrigatório o uso do cinto de segurança em automóveis. 

Contentava-se com o conserto delicado dos seis rádios à pilha que colecionava; o modelo antigo de mesa que ascendia quando ligava; e as horas gastas com programas de notícias. Não gostava de televisão, no dia 8 de junho de 2008 veio a falecer de aneurisma cerebral, aos 85 anos de idade, deixando cinco filhos, 12 netos, dois bisnetos e pedaços de papel onde anotava “pensamentos e inspirações”. 

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meira_Filho

https://www.netsaber.com.br/noticias/-ex-senador-meira-filho-e-sepultado-em-brasilia

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1106200830.htm

https://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL593493-5601,00-MORRE+PRIMEIRO+SENADOR+ELEITO+DO+DF.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *