O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 03/10/2023

João Bosco Amaro da Silva

Radialista, Advogado e Professor.
Data de publicação: outubro 3, 2023

Naturalidade: São José da Lagoa Tapada – PB                                                    

Nascimento: 1958                                                          

Atividade exercício-profissional : Radialista, Advogado e Professor                                            

Formação Acadêmica: Ciências Sociais, História e Direito em Sousa – PB                                                            

Títulos e Homenagens: Presidente da ACI – Associação Cajazeirense de Imprensa                                                                  

Cargos Públicos:  Vereador e Assessor Câmara Municipal de Cajazeiras 

O professor, radialista e advogado João Bosco Amaro da Silva é natural de São José da Lagoa Tapada e, em 1958, ele nasceu no sítio Riacho do Bode, aos quatro anos de idade veio com família para Cajazeiras, pois, segundo ele, não havia mais água no sítio onde moravam e era um período de seca muito intensa. Na Terra do Padre Rolim, ele e sua família residiam no sítio Caieiras, na porção oeste do município e, para estudar, vinha caminhando até a cidade, todas as noites. Quando surgiu o Colégio Estadual de Cajazeiras, primeiro como anexo no Colégio Dom Moisés Coelho, ele ainda morava no sítio. Ele com seus 13 anos, uma vontade de aprender e também por seu pai que colocou-o para estudar, com vontade de ver os filhos aprenderem, então ele vinha a pé à noite.

Quando  saiu do sítio Caieiras, a foi com o intuito de estudar e seu pai  forçou-o a ir morar na cidade. Vivendo muito tempo na zona rural, Bosco disse que sua primeira profissão foi na agricultura. Sua primeira profissão foi como agricultor, se orgulha disso e sempre adorou sítios e de trabalhar na terra. Durante sua trajetória escolar, Bosco concluiu o curso de Ciências Sociais e História em Sousa. Ele também optou por cursar Direito, pois, na época, era vereador e queria saber mais sobre as leis. Quando ele terminou o curso de História houve um concurso para o Estado, ele estudou, passou em segundo lugar. Já era professor do Estado, mas  tinha vontade de fazer Direito. Bosco Amaro foi eleito vereador pela primeira vez em 1976. Ficou doze anos na Câmara Municipal de Cajazeiras e mais quatro como assessor. Ele ia com seus amigos   para o comício de Bosco Barreto, político ao qual apoiava, na época. Também foi presidente dos estudantes do Colégio Estadual de Cajazeiras. A política sempre fez parte de sua caminhada, quando jovem era líder estudantil e seguiu por esse caminho por muito tempo. Sempre fez política estudantil no Estadual, foi um líder estudantil, foi eleito no diretório acadêmico da Fafic (que hoje é a Faculdade Católica), depois partiu para a política mesmo, que era um sonho de todo estudante da época.

Como vereador, Bosco enfatizou projetos apresentados para a implantação de um teleférico no Cristo Rei de Cajazeiras, ideia que teve após uma excursão para o Rio de Janeiro, e, também, a criação de um zoológico no ‘balde’ do Açude Grande. Foi aprovado o projeto; infelizmente, não existia verba na época para executar, mas os deputados da época não deram andamento ao projeto.

Começou sua vida na rádio quando foi chamado para substituir o irmão, Chagas Amaro, que, na época, tinha ido embora para Fortaleza cursar Medicina. Passou, então, seis meses como contínuo até surgir uma vaga na recepção e depois na redação. A sua vida no rádio começou por aí, foi se apaixonando pela carreira de locução.  Um dos momentos mais marcantes na sua vida como radialista foi em 1981, quando teve que cobrir a morte do seu colega de trabalho. Em 2 de abril de 2016, foi eleito presidente da Associação Cajazeirense de Imprensa, Jota França, foi eleito vice, ambos foram eleitos por 44 votos, a eleição ocorreu na Sede da Seccional da OAB de Cajazeiras. 

Jonas do Nascimento dos Santos

Fontes:

https://www.altosertao.com.br/radialista-bosco-amaro-e-eleito-novo-presidente-da-aci-de-cajazeiras-pb/

https://coisasdecajazeiras.com.br/almanaque/bosco-amaro-professor-radialista-e-advogado/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *