Naturalidade: Rio Tinto – PB
Nascimento: 13 de fevereiro de 1935
Atividade artístico-cultural: Escritor, Poeta, Ativista Cultural, Historiador Popular
Obras Literárias: As Ruas das Nossas Vidas (2012); As Ruas das Nossas Vidas 2ª Edição (2014)
Títulos e Homenagens: Presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto em São Mateus – MAIOR SÍTIO HISTÓRICO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO (2012-2014); Convidado para Compor a Academia Mateense de Letras AMALETRAS – Menção Honrosa pela Preservação da Cultura Negra, São Mateus-ES (2015)
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100014038691803
João de Andrade Matos, nascido no município de Rio Tinto, no litoral norte da Paraíba, região do Vale do Mamanguape em 13 de fevereiro de 1935 (época em que o município era distrito de Mamanguape), estudou na Escola Rudimentar Mista de Salema. Reside em São Mateus no Espírito Santo desde 1970, é escritor, poeta e estudioso da história mateense. Fez publicações de artigos, contos, poesias e crônicas nos jornais capixabas no período de 1994 a 2000. No período entre 2000 a 2005 participou do Movimento Cultural de Teatro no Sítio Histórico Porto onde produziu saraus de poesias e contos. No período entre 2005 a 2007 publicou diversas crônicas e contos para o jornal PANORAMA , também de São Mateus-ES. Em 2011, foi colaborador oficial da criação do Museu da Farmácia em São Mateus. Entre os anos de 2012 a 2014 ocupou o cargo de Presidente da Associação de Moradores do Bairro Porto em São Mateus, considerado o maior sítio histórico do Espírito Santo.
Na militância cultural foi empossado membro correspondente da AMALETRAS (Academia Mateense de Letras) em 2015. Sua publicação mais recente é “As Ruas das nossas vidas” onde o autor faz uma viagem no passado, de meados dos anos 40 até os anos 80, nele amálgama a ficção com a realidade. O livro teve duas edições, a primeira em 2012 em todas mídias contemporâneas: E-Book, E-Card e CD. a segunda em 2014. No ano de 2016, fez participação especial no curta-metragem – “Entre Os Dois Planos” tendo roteiro e direção de Flávio Leandro. Produzido pelos alunos da Oficina de Produção Audiovisual em São Mateus – ES.
João costuma criar diálogo entre personagens reais e imaginários. Cita fatos publicados em revistas e jornais. Mistura a gramática com a essência da linguagem popular. Revivencia coisas, lembranças das ruas, das feiras, da literatura de cordel, linguagem das ruas; dos bordéis, das cadeias, dos quartéis. Foi escrito em vários lugares e em tempos diferentes. A escrita de João de Andrade Matos possui uma elegância brejeira bem própria dos escritores que possuem personalidade e originalidade.
No ano de 2017, participou do lançamento do projeto Vila Cultural, que desenvolve uma programação cultural para a juventude no Bairro Vila Nova, em São Mateus. O Projeto Vila Cultural justifica-se pelo grande potencial das comunidades quilombolas, identificadas como território do Sapê do Norte, com abrangência nos municípios de Conceição da Barra e São Mateus. Representa uma oportunidade para integração sociocultural da juventude, em especial do Bairro Vila Nova, como também das comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, dos grupos de artes, de dança, teatro, músicas, artes visuais, folclore etc.
A importância do projeto consiste na realização de ações como Workshops de Literatura, Audiovisual, Comunicação Comunitária, Música/Percussão, Corte e Costura – Economia Criativa, Tecnologias de Produção Cultural & Organização de Eventos, Grafite – Artes Visuais, Danças Populares e Eventos Socioculturais.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://ww-w.prosas.com.br/empreendedores/17339?locale=pt#!#tab_vermais_descricao
https://www.facebook.com/profile.php?id=100014038691803
https://www.estantevirtual.com.br/livros/joao-de-andrade-matos