O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 07/09/2019

João Peregrino

Ilustrador, quadrinista, pintor, desenhista e muralista, a arte de João fala muito sobre o que o rodeia, e sobre o suas perspectivas de mundo.
Data de publicação: setembro 7, 2019

Nome artístico: Peregrinações, Peregrino, João Peregrino, JNP

Naturalidade: João Pessoa-PB

Atividades artístico-culturais: ilustrador, quadrinista, pintor, desenhista e muralista.

Instagram: https://www.instagram.com/peregrinacoes.arte/

https://www.instagram.com/joao.peregrino/

Contato: peregrinacoes.arte@gmail.com

João Neiva Peregrino nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, no dia 07 de janeiro de 1991. A prática do desenho sempre esteve muito presente em sua vida. Quando criança, no colégio, gostava de rabiscar os livros, as folhas de rascunho, as folhas de trás do caderno, a carteira e os quadros negros no intervalo das aulas.

Foi na época que estava prestando vestibular, que percebeu a importância da arte em sua vida. Quando ficava ansioso com a pressão acadêmica, se refugiava novamente nas folhas de seus cadernos e fazia desenhos e colagens.

O artista diz que, para ele, a arte é um método de enxergar ou lidar com a realidade.

“Sempre foi algo bastante catártico para mim, embora eu tenha uma tendência em ser racional em algumas etapas de trabalhos mais demorados”, comenta.

Depois do vestibular, foi estudar Design de produto na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em 2009, onde ficou cerca de dois anos e meio, e em 2012 iniciou seus estudos em artes visuais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em pintura. Começou a estudar design gráfico em 2016 numa faculdade privada em João Pessoa, e atualmente desenvolve por conta própria seu trabalho com artes visuais.

Se dedica à arte como trabalho porque sempre gostou muito de  desenho, na época do colégio, às vezes surgiam pessoas pedindo para que ele desenhasse tatuagens, capas de álbum ou outros tipos de ilustrações. Nunca soube muito bem como cobrar, mas viu a possibilidade de ganhar dinheiro, com o tempo, aprendeu a precificar o seu trabalho, e hoje em dia trabalha com ilustração/artes visuais e é estagiário de design gráfico numa estamparia.

A arte de João fala muito sobre o que o rodeia, e sobre o suas perspectivas de mundo. Ele gosta de retratar pessoas e paisagens, e diz que não tem nada muito conceitual ou que esteja presente em toda a sua produção artística.

Suas influências são várias, de João Pessoa ele gosta muito do trabalho de Shiko (artista plástico, ilustrador, quadrinista, e grafiteiro paraibano), João conta que sempre via os trabalhos de Shiko pela cidade, e depois conheceu os quadrinhos dele. Desde criança gostava muito dos quadros de Van Gogh também, e na adolescência conheceu o trabalho de Alex Grey e Fernando Chamarelli, que foram grandes influências para seu trabalho e até hoje reverberam em alguns de seus trabalhos. Os amigos e a família de João também tiveram grande importância na sua construção artística, com influências de Matteo Ciacchi, que era um companheiro de desenho seu, João diz que até hoje dá pra enxergar o traço de Matteo em alguns de seus desenhos. O pai de João também gosta muito de arte e sempre aparecia com novas referências; Samico, João Câmara, Gil Vicente, Alice Vinagre, entre outros. 

Peregrino também fala que gostaria de pintar lugares, tem vontade de fazer trabalhos nas laterais sem janelas de prédios (empenas) e muros maiores, para deixar a cidade mais bonita e colorida.

O artista costuma trabalhar com aquarela, grafite e canetas, mas também trabalha muito com pintura em óleo ou acrílica sobre madeira ou tela esticada sobre madeira. Seus trabalhos nos muros, ele usa rolo e trincha, com tintas com base acrílica, mas tem experimentado o uso de spray.

Neste ano de 2019 tem trabalhado na produção de uma história em quadrinhos que ele começou há sete anos, o quadrinho é também o tema de seu TCC de design gráfico, a história se passa na natureza e tem um pato como protagonista. Quando questionado o que gostaria de fazer futuramente, João diz que pretende trabalhar mais com muralismo, se inscrever nos editais de ocupação de galerias da região e lançar a versão impressa de seu gibi.

Fonte: Entrevista do portal Paraíba Criativa com João Peregrino por Denis Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *