Naturalidade: Cuitegí – PB
Nascimento: 1861 / Falecimento: 1948
Coronel de patente da Guarda Nacional, com Diploma, Espada e Fardão (cópia do fardão dos soldados da Revolução Francesa), João Pimentel de Farias sucedeu o Manoel Simões exercendo o cargo de prefeito de Guarabira entre os anos de 1915 a 1918. Os primeiros prefeitos que exerceram o cargo no período entre 1896/1935 foram nomeados pelo governo provincial, naturalmente, escolhido entre as elites mais proeminentes do Município.
Além de suas atividades como representante militar, o Coronel foi considerado um dos mais destacados comerciantes da cidade, proprietário do magazine “Pai da Pátria” na época a loja mais sofisticada do centro da cidade, bem como, foi de sua propriedade, o primeiro automóvel que chegou a Guarabira, um Ford luxuoso e confortável.
Por sua forte influência nos campos político e social, João Pimentel de Farias se tornou um símbolo representativo para a história local, foi pai do ex-prefeito e médico João de Farias Pimentel Filho e avô dos doutores Jáder Soares Pimentel e João de Farias Pimentel Neto que trilharam pelos caminhos do Cel. João Pimentel de Farias na vida pública e política municipal.
Hoje, a antiga residência, que se tornou o Centro de Documentação e Cultura de Guarabira guarda objetos representativos da vida do ilustre representante militar e político local, bem como, recebe exposições de diversos artistas paraibanos.
Fontes:
http://historiadaparaiba.blogspot.com.br/2007/12/guarabira_21.html
http://http-www-dr-emanuel.webnode.com.br/guarabira-e-a-b-a-x-a-r-i-a-dos-40-anos-/
https://www.facebook.com/percinaldosantos/photos_stream?tab=photos_stream