Pesquisa e texto: Sandra da Costa Vasconcelos
Naturalidade: Catolé do Rocha- PB
Nascimento: 16 de janeiro de 1886 // Falecimento: 09 de dezembro de 1930
Atividade profissional: político e advogado
João Urbano Pessoa de Vasconcelos Suassuna foi um advogado e político brasileiro filiado ao Partido Republicano da Paraíba. Formou-se pela Faculdade de Direito de Recife, tendo atuado como advogado no Rio Grande do Norte e juiz na Paraíba. Foi casado com Rita de Cássia Vilar Suassuna, com quem teve nove filhos, incluindo o escritor Ariano Suassuna.
No começo dos anos 1920, após ter assumido alguns cargos no governo local, Suassuna foi eleito deputado federal. Ainda estava no mandato quando foi eleito presidente da Paraíba, logo antes de João Pessoa. Enquanto Suassuna era defensor da cultura agrícola do Sertão, João Pessoa era um defensor da modernização.
Quando Pessoa se tornou presidente da Paraíba, Suassuna voltou ao cargo de deputado federal. Os militares ficaram preocupados com essa situação e declararam parte da Paraíba independente, o que provocou o então presidente do Brasil, Washington Luís, a intervir em nome do governo nacional. Pessoa foi assassinado em 26 de julho de 1930 por um primo da esposa de Suassuna, João Duarte Dantas.
João Suassuna foi assassinado com um tiro nas costas no Rio de Janeiro em 9 de outubro de 1930 por Miguel Alves de Souza. O crime nunca foi totalmente explicado, mas se acredita que tenha sido encomendado como retaliação ao recente assassinato de João Pessoa, seu adversário político.
Fontes: