Naturalidade: Rio Tinto – PB
Nascimento: 19 de janeiro de 1928// Falecimento: 21 de setembro de 2021
Atividades artístico-culturais: cordelista, radialista, escritor
Conhecido pelos familiarizados como poeta Theo, João Theotônio de Carvalho, terceiro filho do casal Idelfonso Teotonio de Carvalho e Felisbela Aragão de Carvalho, foi um cordelista paraibano nascido na cidade de Rio Tinto no final da década de 1920.
Adentrou a cidade de João Pessoa aos 12 anos, mas também foi servente de pedreiro no Rio de Janeiro, e foi lá que exercitou a arte da sua escrita.
Após se deparar com um livro de Augusto dos Anjos, não parou mais de ler e escrever desde então, auxiliando seus colegas analfabetos trabalhadores da construção a enviarem cartas para entes queridos, o que acentuou seu apreço pela escrita.
Além de ser um expoente da literatura de cordel do estado da Paraíba, Theotônio também foi radialista, trabalhou com teatro amador, futebol e teve uma grande atuação na cultura popular, produzindo livros e folhetos.
Segundo amigos próximos, ele foi “um tecelão da cidadania, um animador cultural antes de tudo, um incansável defensor da cultura, atento a todos os movimentos do seu tempo, e que sempre viverá entre nós com seu sonho de um mundo com mais arte e poesia”.
João Theotônio foi autor de diversos livros e folhetos de cordel, o que lhe enveredou a ocupar a 14ª cadeira na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, tendo em seus membros uma espécie de família.
Também foi radicado em João Pessoa e contemplado com o título de Cidadão Pessoense pela Câmara Municipal de João Pessoa após anos de estadia e contribuições para a cidade.
O autor faleceu em setembro de 2021, aos 93 anos, em João Pessoa, devido a complicações nos rins e pulmões, deixando netos e seus oito filhos.
Adailson Paiva
Fontes:
https://www.academiadecordel.com.br/joao-theotonio-de-carvalho/
https://diariopb.com.br/morre-o-poeta-joao-theotonio-decano-da-poesia-de-cordel-paraibana/