Naturalidade: Piancó-PB
Nascimento: 1957
Atividade artístico-culturais: Poeta.
Atividades de exercício-profissional: Professor, advogado e jornalista.
Instagram: @professortrindade1
João Trindade é advogado, poeta, professor e radialista. Nasceu em Piancó – PB, em 1957, mas se transferiu para Patos aos 5 anos e, aos 14, para João Pessoa, onde vive até hoje. Atualmente, exerce o magistério no Centro universitário de João Pessoa, Unipê, onde leciona a disciplina Introdução ao Direito, há 20 anos.
Começou a carreira jornalística na Rádio Correio da Paraíba, em 1974, com apenas 17 anos, e estreou no Jornal homônimo, em 1978. João Trindade é advogado militante, professor, jornalista, radialista e escritor e após alguns intervalos sem atuar em jornais, voltou a escrever para o Correio da Paraíba (impresso) em 2003, migrando, depois, para o “Portal Correio”, onde foi convidado por Lena Guimarães, voltando a colaborar no CORREIO, dominicalmente, com uma coluna sobre Língua Portuguesa e que, depois, ficou, após muita insistência dele, aberta também a outros temas.
Só que, em 2018, sua conterrânea e editora-geral Sony Lacerda, por quem, João Trindade tem verdadeira veneração, resolveu se transferir, em definitivo, para o Portal Correio, sob a batuta de Nice Almeida, outra figura de fineza e classe ímpares, onde escreve até hoje; agora, sob a editoria de uma pessoa formidável segundo ele, chamado Alisson Correia. Mantém coluna no Jornal dos Estados desde fevereiro de 2017.
Em suas profissões foi editor do “Correio das Artes” e cronista no extinto jornal “O Norte”, tendo tido passagens, também, pela TV do mesmo nome e Rádio CBN (João Pessoa).
É autor conhecido, nacionalmente, pelas obras: “A Língua no Bolso” e “Português Descontraído”, publicadas pela editora Leya/Alumuns, em 2013 e 2018, respectivamente. Escreveu, ainda, “Um Pouco Além do Sonho” (poemas); “Augusto dos Anjos, Breve Itinerário” (ensaio), publicação da Academia Paraibana de Letras.
Mantém coluna no Jornal dos Estados desde fevereiro de 2017 e é colunista do Correio da Paraíba; do Jornal o Comércio, de Brotas, SP; e do jornal da Associação dos Magistrados da Paraíba.
Sandra da Costa Vasconcelos
Fontes:
http://www.portaljornaldosestados.com.br/colunistas/prof-trindade.html
http://auliarexpressonoticias.blogspot.com/p/a-coluna-prestes-empianco-trindade.html?m=1
https://www.youtube.com/watch?v=Tvh1Dw3vhDs&ab_channel=A.CBarros
https://portalcorreio.com.br/joao-trindade-jornalismo-e-concordancia/
https://portalcorreio.com.br/joao-trindade-enterrem-meu-coracao-nas-rotativas-do-correio/