Naturalidade: Campina Grande-PB
Nascimento: 1958
Atividade artístico-cultural: escultor
Obras Famosas: estátua do poeta, cantor e compositor Noel Rosa (Rio de Janeiro – 1996); Monumento Farra da Bodega (Campina Grande – 2003); estátua de Elis Regina (Porto Alegre – 2009)
Títulos e Homenagens: Membro da Academia Brasileira de Artes (cadeira nº18)
Natural de Campina Grande, Joás Pereira dos Passos, é autor de diversas esculturas pelo país, em entrevista ao jornal fluminense O Globo feita em 2013, o artista afirma que mais difícil do que fazer uma estátua é contar quantas nasceram de suas mãos. Sempre com uma bolsa de couro a tiracolo, após muitas tentativas de chegar a um número, ele dá conta de que fez 25 esculturas expostas no Rio de Janeiro. Entre os monumentos mais famosos estão a estátua de Luiz Gonzaga no bairro de São Cristóvão e de Getúlio Vargas no bairro da Glória, a população local denomina a obra em homenagem ao ex-presidente da República de “Cabeção de Getúlio”.
O artista paraibano também é autor da obra que homenageia o poeta, cantor e compositor Noel Rosa, localizada na confluência da Rua São Francisco Xavier com o Boulevard 28 de Setembro, no Bairro de Vila Isabel da capital fluminense. Ele garante que a obra em homenagem a Noel é o primeiro monumento interativo da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado em 1996.
Em sua cidade natal, Campina Grande criou o icônico monumento Farra da Bodega em 2003, que homenageia os ilustres artistas Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga. A obra, que está localizada em um girador às margens do Açude Velho, um dos principais pontos turísticos de Campina Grande, é uma homenagem à cultura nordestina, em especial a música típica da região. O monumento Farra de Bodega feito em bronze é uma forma de manter viva a memória desses dois grandes músicos nordestinos. Joás trabalhou durante nove meses nas esculturas e relata que durante a realização da obra pessoas de países europeus vieram a Campina Grande para fotografar o trabalho.
Em 2009, Joás entregou para capital gaúcha, Porto Alegre, a estátua que homenageia a cantora Elis Regina, localizada na Usina do Gasômetro, a escultura foi inaugurada no dia 26 de março, data comemorativa dos 237 anos de fundação de Porto Alegre. A estátua de bronze é integrada por um banquinho, disco de vinil, estrelas, compostos no estilo ingênuo, estando de frente para o rio Guaíba.
O artista, que começou fazendo bonequinhos de barro, e diz ter prazer quando faz suas obras, sempre procura dar leveza às suas obras. Aos quatro anos de idade começou a desenhar e aos 13 iniciou os estudos na Sociedade Brasileira de Belas Artes, no Rio de Janeiro. o artista foi convidado a participar da Academia Brasileira de Belas Artes. Hoje é imortalizado na Cadeira de grau nº 18, patronímica de Décio Vilares, da Academia Brasileira de Belas Artes, e tornou-se um conceituado profissional.
Jonas do Nascimento dos Santos
Fontes:
https://elizabethdiariodamusica.blogspot.com/2010/12/13-de-dezembro-dia-nacional-do-forro.html
https://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/dopa/usu_doc/_96_26marco09.pdf