O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 28/10/2015

Joevan Oliveira

Ator, diretor, pesquisador e performer. Desenvolve pesquisa no campo da Escritura Cênica. Integrante do Grupo Graxa de Teatro.
Data de publicação: outubro 28, 2015

Naturalidade: João Pessoa- PB

Ano de Nascimento: 1980

Formação artístico-educacional: Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduado em Representação Teatral pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além de Comunicólogo e Especialista em representação teatral,

Atividades artístico-culturais: Ator, diretor, pesquisador e performer. Desenvolve pesquisa no campo da Escritura Cênica.

Joevan Silva de Oliveira Júnior trabalha com diversos projetos na área de teatro, arte e tecnologia. Participou dos projetos Corpo e performance na UFPB e “10 Dimensões: diálogos em Rede, Corpo Arte e Tecnologia” (UFRN, UFPB, IFRN, FAPERN) como bolsista de mestrado na UFRN.

Teve sua primeira experiência nos palcos em 2002, sua estréia aconteceu no Festival Nacional de Arte (FENART) deste mesmo ano, ainda cursava a Oficina do Teatro Santa Roza. Desde então, tem se desdobrado entre assumir funções técnicas como operador de som em “Acomodada” (2002), operador de vídeo do espetáculo “Pedaços de Mim” (2004) e dirigir a performance “Híbrida Ira” (2008).  Além de exercer sua principal função, a de ator, também atuou em “A Feira” (2003), “O Auto de Deus” (2003), ”Mistérios da Paixão” (2005), ”Cordel da Paixão de Deus” (2007) e “Infância Levada” (2008).

Joevan de Oliveira, tem dirigido e atuado em vários exercícios dramáticos e performances voltados a pesquisa contemporânea da cena teatral, apontando como principais destaques “Vozita” (2004), a partir do texto homônimo de Umberto Eco, com direção de Ingrid Castro, parte prática do seu trabalho final no Curso de Comunicação Social, e os “Homens Ocos” (2008) que foi objeto de avaliação da sua Especialização em Representação Teatral.

O artista é integrante do Grupo Graxa de Teatro com atuação em todos os trabalhos do repertório do grupo. Além de exercer atividades como: Diretor, Ator e Performer em seus últimos trabalhos. Beijo Dobrado (2009), Déjà Vu (2009) Entre 4 paredes (2010), Experimento N.II (2011) e Experimento N.I (2010), Intervenção Captas (2011), Autobiokraphia (2012). Ele desenvolve pesquisa artística na área de arte tecnologia e performance com o artista potiguar Vinícius Dantas no Projeto 5ª Dimensão.

Em 2013, com o patrocínio do Programa BNB Cultural, o projeto “5ª Dimensão”, apresentou na cidade de São José do Campestre, interior do Rio Grande do Norte, a obra “Quintestigma”, resultante de uma pesquisa no campo da arte tecnologia desenvolvida por Joevan e Vinícius.

O projeto “5ª Dimensão” desenvolve plataformas de experimentação corporal com interfaces informáticas. “Quintestigma” aplica tecnologia eletrônica em uma performance interativa que pretende trazer à tona uma reflexão acerca da dimensão política da interação humano-máquina. Para tanto, foi desenvolvido, junto com os técnicos Nicholas Bastos e Studart Tavares, um dispositivo para eletroestimulação muscular que permitiu que durante a apresentação as pessoas presentes pudessem controlar os movimentos do corpo do performer Joevan Oliveira, como um controle remoto.

O ator declara “Minha trajetória até agora tem sido muita prazerosa. Tanto que continuo nela. Faço o que gosto e quando quero. Normalmente não estou à procura de algo. As coisas acontecem se acho que (vale a pena), eu invisto, pois do contrário, prefiro continuar com minha vida e com minhas pesquisas pessoais. Essas sim me motivam, e por isso o trabalho com Butoh, e com o Elias, por isso meus experimentos performáticos. É o que gosto e o que me interessa”.

Joevan gosta muito das dramaturgias clássicas, modernas e, também, das contemporâneas. Ele argumenta que “O teatro moderno está aí para comprovar e o contemporâneo para reafirmar”. Ele acrescenta ainda ” tenho a convicção de que para que o espetáculo aconteça, o mais importante não é o que você diz, mas sim, como é dito”.

Em outubro de 2015, Joevan Oliveira com sua interpretação, deu vida a seres como bruxos, fantasmas, lagartos africanos e outros com “O Grupo Graxa”, no Teatro Ednaldo do Egypto, com o espetáculo “A Princesa Luzia e Urso de Um Olho Só” comemorando o mês das crianças.

Fontes:

http://teatropedia.com/wiki/Joevan_Oliveira

http://maltracadaslinhasdejoht.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html

https://dezdimensoes.wordpress.com/2012/09/17/joevan-oliveira-pb/

http://companhiadanoticia.com.br/tag/quintestigma/

http://diariopb.com.br/grupo-graxa-comemora-o-mes-das-criancas-com-o-espetaculo-a-princesa-luzia-e-o-urso-de-um-olho-so/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *