Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Sousa-PB
Atividade artístico-cultural: ator, cantor e produtor cultural
Formação Acadêmica: Bacharelado em Teatro pela UFPB
Cargos Exercidos: Gestor-Produtor na produtora Pedrinha Criativa; Integrante do Coletivo Estação; Produtor na Cia. Dell’Arte e no grupo Estilhaço; Produtor de Artes Cênicas no Centro Cultural Banco do Nordeste
Instagram: @jofrandicarvalho
Ator, cantor e produtor cultural, Jofran di Carvalho iniciou sua carreira em 2001 e desde então vem desenvolvendo projetos relacionados ao teatro, ao cinema e à música. É um dos fundadores da Cia. Dell’Arte da cidade de Marizópolis (PB), foi coordenador de música do CCBNB-Sousa-PB, onde atuou de 2007 a 2014. Integra, desde 2010, a banda “Coiteiros” como intérprete e compositor e atua como membro do grupo Teatrália desde 2014. Atualmente é bacharel do curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba.
Possui um blog, onde possui postagem sobre a importância do artista no mundo das artes, onde faz diversos questionamentos também sobre diversidade cultural. Jofran defende a ideia que ao observarmos diferentes grupos étnicos convivendo em uma só região percebemos uma diversidade de costumes e comportamentos. Estas diferenças se dão pelo fato de que são povos com culturas distintas. A interação e a harmonia entre estas “tribos” dão origem a uma relação de mútuo aprendizado e aperfeiçoamento.
Jofran acredita que o artista busca conhecer, estudar, praticar e tenta cada vez mais se aproximar da perfeição em sua arte para também nos fazer conhecer mais sobre nós mesmos e sobre mais uma porção de coisas úteis para nossa evolução como seres humanos. Ele é como uma vara que nos cutuca, nos desafiando, incomodando, nos chamando a atenção para uma visão mais aberta, uma sabedoria que só a notamos quando nos deixamos seguir aquele condutor que é o artista.
Em seu blog, Jofran afirma que em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, resulta de forma indispensável, garantir uma interação harmoniosa e uma vontade de conviver de pessoas e grupos com identidades culturais a um tempo plurais, variadas e dinâmicas. As políticas que favorecem a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política ao fato da diversidade cultural.
Fontes:
https://jofrandicarvalho.blogspot.com/