Naturalidade: João Pessoa-PB
Nascimento:13 de dezembro de 1974
Formação artístico-educacional: Formado em Representação Teatral (2004) pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, é graduado em Educação Artística.
Atividades artístico-culturais: Ator, diretor de teatro, dramaturgo, professor e oficineiro das artes cênicas em João Pessoa e interior da Paraíba.
Principais apresentações: O artista tem seu trabalho voltado para o público infantil, esteve em cena em diversos espetáculos, “A Menina e o Palhaço” (1998), de Everaldo Vasconcelos; “Joãozinho Anda Pra Trás” (1999), um texto de Lucia Benedetti com direção de Luciana Dias; “Flicts” (2000), de Ziraldo, com encenação assinada por Jerônimo Vieira; e “O Reino do Chocolate”, com texto e direção de Celly de Freitas, no qual também atuou como assistente de direção, entre outros.
Também representou em comédias e performances como “O Pé da Árvore de Natal” (2000), de Karl Valentim, sob a direção de João Dantas; “Acomodada” (2002), texto de sua autoria e direção de Ângelo Guimarães; e “As Piniqueiras” (2005), de Genário Dunnas.
Josenilson Cavalcanti da Silva é o nome de batismo, no meio artístico é conhecido por Joht Cavalcanti. O seu primeiro contato com as Artes Cênicas foi em pequenos cursos oferecidos pelo Sesc-Centro de João Pessoa e Oficina de Teatro da Funesc. Com sua entrada na universidade, começou a representar em espetáculos mais ligados a cena contemporânea, como “Janelas Perfumadas” (1998) e “O Último Verso” (2001), ambos de Eleonora Montenegro. Desde o ano de 1997 que o artista vem se destacando como ator, diretor teatral, dramaturgo, professor e oficineiro; na cidade de João Pessoa e no interior do estado da Paraíba.
Em 2008, com sua entrada no Grupo Graxa de Teatro, abre-se novos rumos na pesquisa do grupo, que ansiava por enveredar pelos caminhos do teatro para criança. Neste mesmo ano, ele, juntamente com sua parceira dos tempos de academia, Ingrid Castro, monta “Faz de Conta”, a partir do texto “Contadores de Histórias”, da dramaturga paraibana Celly de Freitas, marcando um novo momento na história do grupo.
Em 2010, escreve e dirige “Do Outro Lado da Chuva”, segundo espetáculo voltado para crianças, no Grupo Graxa de Teatro. Em 2011, a pedido do grupo, escreve “A princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”, tendo Cely Farias, integrante do Grupo Graxa de Teatro, como encenadora do espetáculo teatral.
Em 2011, para o Ano Cultural Políbio Alves, montou o monólogo “Procurando…,” a partir da obra do poeta, o qual foi agraciado com o segundo lugar na mostra de teatro do evento. Em 2013, a pedido da supervisão da escola, montou O Dever, O Direito e o Sinistro, o qual tratava dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Em 2014 começou a roteirizar o programa Ciência Aberta da TV UFPB.
Fontes:
http://teatropedia.com/wiki/Joht_Cavalcanti/
https://www.facebook.com/joht.cavalcanti/photos_albums/