Naturalidade: Joinville – SC // Radicado em João Pessoa – PB
Nascimento: 15 de maio de 1999
Atividade artístico-cultural: Saxofonista e professor de música
Formação Acadêmica: Graduando em música com habilitação em saxofone pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
Premiações:
- Vencedor do 1º Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa (2019);
- Finalista no Concurso Jovens Solistas Aldo Parisot (2021).
- Láurea Acadêmica UFPB, coeficiente de rendimento acadêmico 9,92 (2023);
Facebook: https://www.facebook.com/SaxJonatas/
Instagram: @jonatassilveira_
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCba-nXpGJjJjo45w7_CBB6A
E-mail: jonatas.c.silver@hotmail.com
Telefone: (47) 98803-5873
Site: www.saxjonatas.yolasite.com
Jônatas Claudino da Silveira é saxofonista e professor de música. Natural de Joinville, Santa Catarina, iniciou seus estudos musicais em 2012, aos 12 anos, na igreja, já com o saxofone, por perceber a versatilidade do instrumento, do clássico ao popular. De 2015 a 2018, fez o curso de saxofone clássico na Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), onde estudou com o professor Éverton Backes, participando também de diversos grupos da instituição.
Entre 2016 e 2019, integrou a Joinville Jazz Big Band (JJBB), sob a direção do maestro Marcos Archetti (ARG), gravando o primeiro CD da JJBB, intitulado “Identidade”. No mesmo período, integrou também a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.
Como parte de sua formação artística participou do Festival de Música de Santa Catarina FEMUSC (2017 e 2018), do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas – RS (2019), do 1º Encontro Paraibano de Saxofonistas (2019) e do 3º Encontro Internacional de Saxofonistas de Brasília (2023).
Foi também em 2019 que, através de vestibular específico, foi aprovado para o bacharelado em música com habilitação em saxofone na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.
Em 2021, realizou um recital de música de câmara em parceria com a pianista Ana Julia de Lima (BRA), no auditório da EMVL em Joinville. No mesmo ano, foi convidado para integrar o quinteto Jambo Jazz, realizando uma série de apresentações em Joinville com o grupo, com repertório voltado para o jazz, MPB e bossa nova. Foi solista da Orquestra Jovem da Sociedade Cultural Artística (SCAR) em Jaraguá do Sul – SC, e com a Orquestra Espetáculos de Joinville, ambas sob a direção musical da maestrina Fabricia Piva (BRA).
Participou de masterclasses com saxofonistas e professores renomados como: Alain Crepin (BEL), Marc Sieffert (FRA), Emiliano Barri (ARG), Joel Ferst (EUA), Dilson Florêncio (BRA), Carlos Gontijo (BRA), Asdrubal Bandeira (BRA), entre outros.
Em 2023, sob a orientação do professor Dilson Florêncio (primeiro e único sul-americano a obter o 1° Prêmio de Saxofone do Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris), obteve o primeiro lugar no 1º Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa UFPB, um concurso a nível nacional para solistas de todos os instrumentos de orquestra.
Como parte da premiação do Concurso solou o Concerto em Mi bemol de Alexander Glazunov com a Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do maestro Nilson Galvão (BRA). No mesmo ano, concluiu o bacharelado em música pela UFPB, recebendo a láurea acadêmica (honraria de reconhecimento ao mérito acadêmico) pelo seu excelente desempenho no curso.
Em seu recital de conclusão, executou as seguintes obras: “Épitaphe de Jean Harlow”, Charles Koechlin; “Concerto N.1 (A)”, Douglas Braga; “Trio”, Paul Harvey; “Prélude, Cadence et Finale”, Alfred Desenclos; “Fuzzy Bird Sonata”, Takashi Yoshimatsu.
Atualmente, leciona aulas particulares de saxofone, teoria musical e harmonia, além de desenvolver seus trabalhos musicais como performer em João Pessoa e região.
Bruna Evelyn
Fontes:
Redes sociais do artista (Facebook, Instagram, Youtube e Portfólio)
Entrevista cedida por Jônatas Silveira à Bruna Evelyn em 01, 02 e 03 de novembro de 2023.
Portfólio Jônatas (5).pdf Link portfolio.