O maior conteúdo digital de cultura regional do Brasil
Registro das artes e culturas da Paraíba
O maior conteúdo digital de cultura regional do país
Registro das artes e culturas da Paraíba
Data de publicação do verbete: 08/09/2022

Jornal O Norte

O Norte foi um jornal brasileiro da cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, pertencente aos Diários Associados.
Data de publicação: setembro 8, 2022

Fundação:  7 de maio de 1908

Fundadores:  Oscar Soares e Orris Eugênio Soares

Formato:  berlinense

Periodicidade:  Diário

Sede:  João Pessoa – PB

Presidente:  Joezil Barros

Diretor:  Robson Dias

Última Edição:  1° de fevereiro de 2012

                                                                                                                                                                                                                                                                   História                                                                                                                                                                                                                                           

Fundado pelos irmãos Oscar Soares e Orris Eugênio Soares em 1908, o jornal paraibano O Norte com sede em João Pessoa (naquela época a capital ainda se chamava Parahyba do Norte) sendo criado conforme os padrões jornalísticos mais modernos do início do século XX, com ótima qualidade gráfica e textual, assim, com técnicas de impressão consideradas “revolucionárias” na imprensa da Paraíba. Seu lançamento fora mostrado até pelo seu principal rival o jornal A União (o único jornal impresso ainda em circulação na Paraíba).

As primeiras edições tinham apenas 4 páginas, diagramas em 7 colunas de textos, que falavam sobre vida social, editoriais e reportagem. Inicialmente circulando como independente de vínculos e disputas políticas. Mas, por volta de 1915, por consequência de dificuldades financeiras, passou se envolver em brigas política, dando apoio explícito a candidatura de Epitácio Pessoa à Presidência da República, que assumiu o cargo em 20 de julho de 1919. Entre 1915 e 1919, o jornal O Norte foi considerado o “órgão oficial” do Epitacismo passando a criar intensa rivalidade com o “Diário do Estado” que era favorável a Walfredo Leal e contrário a Epitácio Pessoa.

O jornal teve que fechar nos anos 1920, logo depois foi reativado e fechando pela segunda vez em 1930, tendo uma linha periódica favorável ao presidente Washington Luís e de oposição à João Pessoa. Só voltando a circular em 1935, sob a chefia de redação de Matheus de Oliveira, com uma linha editorial com mais notícias e menos política. Entre 1933 e 1936, Eudes Barros foi o novo diretor do jornal, foi perseguido (literalmente) por João Costa, por causa de matéria publicada a respeito de si, que o perseguiu armado com um pedaço de pau.

Em 1936, assume a direção do jornal José Leal permanecendo até 1954, quando passa para Júlio Guedes Gondim, que quase não pode exercer o cargo pois naquele mesmo ano o jornal foi incorporado ao império de Assis Chateaubriand e desde então passou a integrar os Diários Associados que em 1° de fevereiro de 2012 (após mais de um século de publicações) decidiu por encerrar a sua circulação.

Jonas do Nascimento

Fontes:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/O_Norte

https://bloglucianoamorim.blogspot.com/2016/04/jornal-da-paraiba-suspende-circulacao.html?m=1