Pesquisa e texto: Jonas do Nascimento dos Santos
Naturalidade: Aroeiras – PB
Atividade artístico-cultural: Artista Plástico e Escultor
Peças Produzidas: troféus, medalhas, comendas, bustos e imagens sacras
Instagram: https://www.instagram.com/aluisisilva/
José Aluísio da Silva orgulha-se em ser um artista plástico e viver como escultor criando os mais variados tipos de peças artísticas. Natural do município de Aroeiras, no cariri paraibano, mudou-se para Campina Grande. Ele começou sua carreira ainda muito cedo, auxiliando o professor Labas Guimarães, um artista campinense renomado bastante conhecido mundialmente por suas esculturas e seu estilo peculiar de produção. Quando Aluísio resolveu colocar sua própria área de produção em casa, só produzia escultura priorizando a figura humana, depois foram aparecendo outras encomendas até que um dia, baseado nas peças de barro do Mestre Vitalino, artista popular de Caruaru-PE, ele criou uma dupla de vaqueiros correndo atrás de um boi. A peça ficou perfeita e ao perceber o talento de Aluísio, Ivandro Filho, promotor de vaquejada no Parque Ivandro Cunha Lima em Campina Grande encomendou os troféus para seu evento.
Quando José Aluísio foi procurado por Fábio Leal, diretor do Portal Vaquejada, que promove o Prêmio Melhores do Ano, Aluísio deparou-se com o desafio de produzir o mais cobiçado troféu do esporte equestre nordestino. Ele não fugiu da raia e junto com Arnaldo Dias, diretor de arte da Agência de Publicidade Multiformas, criaram a primeira versão da peça que foi uma esfera com a logomarca do Portal Vaquejada estampada. Depois eles mantiveram a essência da ideia e continuaram evoluindo a cada ano, sempre acrescentando detalhes sem fugir do conceito principal que é dar o glamour que o evento exige através do troféu, instigando sempre o desejo dos competidores em botar as mãos na peça nobre e levar para estante de casa um símbolo de conquista.
Com o tempo surgiu, além do Ranking dos Vaqueiros, o Campeonato Portal Vaquejada, pontuando os animais, e com ele a necessidade de mais um troféu. Foi aí que Arnaldo e Aluísio criaram a figura de um cavalo numa base luxuosa. Depois de colocar na rua o troféu do Prêmio Melhores do Ano, Aluísio começou a receber encomendas de diversos lugares do Brasil para produzir, além de peças para vaquejada, outros troféus de exposições agropecuárias e outras provas como Três Tambores e Rodeios.
Em 2018, fez a restauração do monumento “Os Pioneiros da Borborema” após as esculturas serem alvo de vandalismo, o monumento que é considerado um dos cartões postais de Campina Grande. Inaugurado no centenário de Campina Grande, no ano de 1964, o monumento “Os Pioneiros da Borborema” virou ponto turístico do município. Instaladas às margens do Açude Velho, as estátuas foram trazidas do Rio de Janeiro e apresentam três figuras que ajudaram a criar a cidade.
Fontes: